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Quer vender o seu carro? Saiba o que deve fazer para o valorizar
A triste realidade é que um carro perde valor a partir do instante que sai da loja. É sempre assim. Por isso, vender um carro implica sempre perder dinheiro. No entanto, há estratégias que permitem obter o melhor retorno possível.
Alguém que pretenda vender um carro tem de pensar no que o comprador quer ver para conseguir obter um bom preço. Não basta ter um carro para vender e colocar à venda. Até pode conseguir vendê-lo, mas não fará um bom negócio.
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Para se conseguir garantir um valor significativo, é necessário tornar o carro mais atrativo, gerando o interesse de potenciais compradores. Fique a conhecer algumas estratégias que permitem valorizar a viatura. Assim, conseguirá vender o carro por um preço melhor!
Fazer uma limpeza a fundo
É importante apresentar o carro impecável, lavado por fora e limpo por dentro. Desta forma, ele fica bonitinho, o que torna mais fácil atrair a atenção, seja para o fotografar (e colocar nos anúncios online), seja quando alguém solicitar vê-lo presencialmente.
A limpeza deve ser adequada e aprofundada, algo que pode ser feito por si, se tiver tempo,
paciência e jeito. É necessário fazer uma limpeza rigorosa para o carro ficar em condições.
Por isso, se achar ser mais adequado recorrer a uma empresa especializada nesse serviço, pode fazê-lo. Seguramente que o investimento nesse serviço será cobrado no preço de venda, porque o carro sairá valorizado.
Polir a pintura
É normal o carro apresentar marcas com o passar do tempo, seja devido ao sol, aos presentes das aves, a pequenos arranhões que surjam,… Realizar um polimento na viatura irá amenizar o impacto desses danos. Por isso, pode revelar-se uma boa estratégia de valorização, deixará o carro a brilhar e aumentará a probabilidade do interesse na sua compra.
Fotografar
Tirar fotografias de qualidade para um anúncio aumentara o número de interessados. O povo sabe o que diz quando defende que uma imagem vale mais do que mil palavras. No que diz respeito à venda dos carros, esta frase faz todo o sentido. A aparência conta muito no processo de venda, seja nas fotos para os anúncios, seja nas visitas à viatura.
O carro deve estar lavado, limpo no interior e, se possível, polido. No entanto, a localização também conta. A viatura deve ser colocada num espaço apelativo, quando se vai fotografar o carro. Se não domina a arte da fotografia, peça a um familiar ou amigo para fazer esse serviço.
Ter mais do que um interessado
Nem sempre dependerá só de si, mas quando se tem mais do que um interessado, torna-se possível aumentar o preço. Quem estiver disposto a subir a parada fica com o carro.
Retirar as personalizações
O nosso carro não é um automóvel, um mero veículo. Quando somos proprietários de uma viatura tão importante para nós, tendemos a fazer com que ela seja um prolongamento de nós ou da nossa casa.
Sempre que fizer alterações na viatura, opte por mudanças que sejam reversíveis e guarde os componentes originais para os voltar a colocar no momento de vender o veículo.
O interior de veículo revela muito de nós. A partilha de tantos anos acaba por ser materializada em diversos pormenores que ajudam a tornar o carro mais confortável, mais especial. Esses pormenores não serão bem encarados por potenciais compradores. Por isso, deve remover as personalizações que colocar no carro.
Desta forma, antes de vender o seu carro, retire autocolantes, jantes coloridas, escapes maiores ou mais ruidosos,… Reverta todas as alterações que foram feitas. O potencial novo proprietário terá liberdade de fazer o que bem entender ao carro. Além disso, também poderá reaver algum do dinheiro investido nessas personalizações.
Verificar as funcionalidades
Se quer vender um carro por um bom preço, é fundamental certificar-se que ele se encontra a funcionar corretamente. Por isso, deve verificar os faróis, os travões e o painel. Também é importante verificar todos os dispositivos eletrónicos usados dentro da viatura, nomeadamente as janelas (se os vidros abrem bem ou não) e os tejadilhos amovíveis.
Deve ainda certificar-se de que não há luzes de alerta, quando liga o veículo, conferir que os níveis de óleo estão corretos e analisar se os depósitos do pára-brisas e da água se encontram cheios.
Realizar a manutenção e inspeção de peças
Potenciais compradores têm mais interesse em carros que foram bem mantidos. Se o vendedor se certificar que os serviços de manutenção programados foram realizados será uma mais-valia. Também é importante apresentar os registos que comprovam esses serviços.
Se fizer uma inspeção completa aos sistemas do veículo, nomeadamente freios, suspensão e fluidos, representará uma valorização do carro. Desta forma, ao resolver
problemas menores que o carro apresenta antes da venda estará a contribuir para o aumento da confiança do comprador.
Organizar os documentos do carro
Convém ter os documentos do carro todos em dia e organizados. Coloque-os numa pasta. Isso demonstra que é um proprietário cuidadoso, o que se revela uma mais-valia. Deve ter os seguintes documentos atualizados e bem arquivados:
- Documento Único Automóvel (DUA).
- Cartão do Cidadão (CC).
- Declaração de Venda Automóvel.
- Apólice do Seguro.
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