Cidade

Quer um docinho? Coma. Pode ser que apareça na RTP1

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 30-09-2015

A Câmara Municipal de Coimbra organiza a VII Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra, que decorre nos dias 3 e 4 de outubro, juntando, no Quartel da Brigada de Intervenção (antigo Convento de Sant’Anna) 33 expositores oriundos de Coimbra e de outros pontos do país.

PUBLICIDADE

unnamed (7)

Aos participantes portugueses acresce uma participação internacional, da “Expo Conventos”, em representação de dez Casas Monásticas de Espanha.

PUBLICIDADE

Com abertura oficial às 14h00 de sábado, o horário prolonga-se, nesse dia, até às 22h00. No domingo, a Mostra reserva-nos a possibilidade de uma visita, entre as 10h00 e as 18h00. O acesso ao evento é gratuito.

O primeiro dia do certame, que contempla um vasto rol de atuações musicais, será objeto de transmissão televisiva, entre as 14h00 e as 20h00, na RTP, através do programa “Aqui Portugal”, apresentado por Sónia Araújo, Jorge Gabriel e Hélder Reis.

No decurso da iniciativa haverá quatro momentos de Provas Comentadas – Dar a provar e a conhecer os doces conventuais e tradicionais. No sábado, às 15h00 e 17h00; no domingo, às 11h00 e 14h00. A iniciativa está a cargo da QUALIFICA/oriGIn Portugal, com a colaboração dos doceiros presentes na mostra.

PUBLICIDADE

publicidade

Na sequência do ciclo “Sabores da Escrita”, a Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra contemplará duas sessões de Pastry & Cooking Show – Pão, doces e outras referências históricas.

No sábado cabe ao chef Ricardo Santos dinamizar o “showcooking”; no domingo, é a vez do chef David Gomes, ambas, conjuntamente com alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. As duas sessões decorrem às 16h00.

A programação do certame destaca, no dia 3 de outubro, a entrega de prémios da primeira edição do “Concurso de Doçaria Conventual e Tradicional da VII Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra”, a partir das 18h00.

No segundo dia, às 15h30,  realiza-se uma atuação da Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra. O grupo de Dança Jazz do Centro Norton de Matos anima o espaço, a partir das 16h30, seguido de um espetáculo, às 17h00, pela Fanfarra da Brigada de Intervenção.

O artesanato tem, também, lugar na iniciativa. Além da Tecelagem de Almalaguês (representada pela Associação Para a Preservação das Tradições Locais “Herança do Passado”) marcam presença os Registos de Santos, pelas mãos da artesã conimbricense Maria José Leal. O certame conta com a participação especial da “Colares Editora”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE