Coimbra

Quer ter um “speed date” com deputados em Coimbra?

António Alves | 8 meses atrás em 20-09-2023

Os cidadãos interessados em ter um “speed date” (encontro rápido) com deputados da Assembleia da República vão poder fazê-lo no próximo dia 29 de setembro em Coimbra. A iniciativa, denominada “Cara-a-cara com os/as Deputados/as” decorre a partir das 18:30 no Foyer do Convento São Francisco e integra o programa do Festival “Política”.

PUBLICIDADE

Na prática, trata-se de um encontro entre cidadãos e deputados/as representantes dos partidos com assento na Assembleia da República. Os interessados, que têm de fazer antecipadamente a sua inscrição através do e-mail participa.politica@gmail.com. Durante cinco minutos, os participantes inscritos conversam individualmente com cada deputado/a sobre um tema, dúvida, questão ou ainda deixar uma sugestão.

Bárbara Rosa, da organização, afirmou ao Notícias de Coimbra que o encontro será completamente “informal”. Até ao dia de hoje, 19 de setembro, ainda não estavam garantidas as presenças de representantes de todas as forças políticas com assento na Assembleia da República. “É um momento exclusivo do Festival Política e que tem sido bastante bem acolhido pelos deputados”, disse.

PUBLICIDADE

O Festival Política decorre entre os dias 28 e 30 de setembro em vários locais da cidade, mas os principais destaques da programação vão para os eventos que têm lugar nas três noites no Convento São Francisco.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Bárbara Rosa

PUBLICIDADE

publicidade

 

A entrada é gratuita em todas as iniciativas, mas existem eventos onde é necessário fazer o levantamento prévio de ingresso ou a inscrição antecipada.

Na apresentação do evento, a vereadora Ana Cortez Vaz salientou o facto do warm-up do festival, realizado em fevereiro deste ano, ter sido bem acolhido pela população juvenil da cidade. Ao mesmo tempo, fez questão de frisar que esta é uma iniciativa “para todos e para todas”, referindo que têm um compromisso assumido com a acessibilidade e a inclusão.

Desta forma, todos os conteúdos orais do evento são traduzidos para Língua Gestual Portuguesa. Os filmes, mesmo aqueles que são falados em português, têm legendas na língua nacional. As exposições no Convento São Francisco têm áudiodescrição e, durante os três dias do festival, serão disponibilizados programas em braille.

Programa do festival

28 de setembro (quinta-feira)

14:30 – 17:30 | Oficina
18:00 – Debate

“Círculos de Cidadania” no ISCAC – Coimbra Business School | Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra.

18:00

Inauguração das exposições “Institucionalizado”, de Isabela Marques e Airton Cesar Monteiro, e “Revelação” no Foyer do Convento São Francisco (CSF)

Apresentação do projeto “Passa-Histórias”, de Luís Girão e Sara Santos, no Foyer do Convento São Francisco

19:00 

Cinema “Alcarràs”, de Carla Simón, na Blackbox do CSF

21:30  

Concerto com Fado Bicha no palco do Grande Auditório do CSF

 

29 de setembro (sexta-feira)

10:30

Documentário “Novíssimas cartas portuguesas” na Blackbox do CSF (exclusiva para comunidade escolar)

14:30

Workshop/aula aberta sobre “O Documentário enquanto ferramenta política e de intervenção na área social”  na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

18:00 

Performance “1 + 1 =/= 2”, de Francis Salema, na Blackbox do CSF

18:30

“Cara-a-cara com os/as deputados/as” no Foyer do CSF

19:00

Documentário “Novíssimas cartas portuguesas” na Blackbox do CSF

21:30 

Concerto-Manifesto da cantora “A Garota Não” sobre o tema “Seleção Portuguesa: 10 milhões de convocados” no palco do Grande Auditório do CSF

23:00

Sessão de cinema “Portugal ao Espelho” na Blackbox do CSF

 

30 de setembro (sábado)

10:30 

Visita guiada “Um passeio feminino em Coimbra”, conduzida por Vilma Reis, com o ponto de encontro a ter lugar no Largo da Portagem

15:00 

Oficina de soluções de mobilidade, conduzida por João Bigotte, com o ponto de encontro a ter lugar na Antiga Igreja do Convento São Francisco

16:00 

História-concerto com oficina sobre o tema “Made in Osvaldo” no Foyer do CSF

17:00 

Sessão de cinema “Especial Brasil” na Blackbox do CSF

18:00

Teatro Legislativo “Pensar Educação” no Foyer do TAGV

21:30

“Prémios Monstros do Ano. Edição quase quase política”, com Fernando Alvim, no Grande Auditório do CSF

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE