Portugal

Quer ter um carregador universal para os seus telemóveis? Vai ter que esperar

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 meses atrás em 04-12-2023

Fonte da Imagem: Depositphotos.com

O carregador universal com entrada USB-C vai ser uma realidade em 2024 na União Europeia.

PUBLICIDADE

Os estados-membros da União Europeia devem proceder à transposição da diretiva que aprova a adoção de um carregador comum para os dispositivos eletrónicos, até ao final do ano.

PUBLICIDADE

O objetivo é claro, “diminuir a quantidade de cabos existentes e permitir o carregamento de diferentes dispositivos com o mesmo carregador, reduzindo a pegada ambiental e os custos para os consumidores. A eurodeputada social-democrata Maria da Graça Carvalho diz que o caminho deve ser o de uma sociedade sem cabos”, pode ler-se no Jornal de Notícias (JN).

PUBLICIDADE

publicidade

A partir de 28 de dezembro de 2024, todos os novos telemóveis, tablets, câmaras digitais, consolas de videojogos portáteis e pequenos dispositivos eletrónicos deverão estar equipados com uma porta de carregamento USB-C. O prazo para os computadores portáteis é de 28 de abril de 2026.

Segundo fonte da Comissão Europeia, a nova regra permite que “os consumidores carreguem os dispositivos com o mesmo carregador, independentemente da marca do dispositivo”, garantindo que a velocidade de carregamento é a mesma independentemente do carregador utilizado.

PUBLICIDADE

A par destes ganhos, os consumidores poderão “adquirir um novo dispositivo eletrónico sem um novo carregador”, reduzindo o número existente de cabos.

Para a eurodeputada, uma das autoras da resolução, na Comissão do Mercado Interno, esta é uma questão de logística, mas também económica e ambiental.

“Vivemos num martírio com os cabos, e depois nunca é aquele que precisamos, quando guardamos e vamos tentar utilizar, vamos ter sempre que comprar um novo. Isto só beneficiava as empresas”, notou ao JN.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com