Vamos

Quer ter sorte no Ano Novo? Saiba o que deve fazer

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 31-12-2021

Hoje à meia-noite no final das doze badaladas entramos em 2022. Há quem acredite que se, nesse momento, seguir determinados rituais terá sorte e prosperidade para o próximo ano. Pelo sim, pelo não, o Notícias de Coimbra dá-lhe a conhecer algumas das superstições mais comuns e também outras algo excêntricas. 

PUBLICIDADE

A expressão “entrar com o pé direito”, esta noite, ganha outro sentido. Há quem suba para cima de uma cadeira e depois da meia-noite desça com o pé direito, há quem saia de casa e volte a entrar com o pé direito. Ter todas as portas da casa abertas também significa que o ano velho pode sair e levar tudo o que correu menos bem. Pular com o pé direito à meia-noite para atrair coisas boas para a vida ou dar três saltos com uma taça de champanhe na mão, são outros dos itens da lista.

A tradição mais conhecida é comer 12 passas ao som das 12 badaladas, pedindo outros tantos desejos. Reza a história que esse hábito nasceu em Madrid, no final do século XIX, quando os espanhóis se começaram a reunir e a comer passas em vez de uvas em protesto contra uma taxa criada pelo município para quem queria celebrar o Dia dos Reis Magos antes de tempo. Contudo, os espanhóis ainda hoje acreditam que comer o máximo de uvas possível na passagem de ano atrai sorte para o ano inteiro.

PUBLICIDADE

Beijar a pessoa amada no momento em que o ano vira e vestir roupa nova, de preferência de cor branca ou vermelha, são também amuletos para muita gente. Neste capítulo, há quem não dispense uma peça de roupa azul. Tomar um banho, de água doce ou salgada, também pode ajudar a “eliminar as energias negativas”.

Se o objetivo é atrair riqueza, pode colocar seis moedas debaixo do tapete da porta de entrada da sua casa e deixá-las ficar durante o ano. Uma nota dentro do sapato com que passar o ano também pode atrair prosperidade, assim como uma peça de roupa amarela e até o frigorífico cheio durante o primeiro dia do ano para atrair abundância.

PUBLICIDADE

Fazer barulho na rua, de tachos a bater, tambores, apitos ou buzinas afugenta as coisas más e há até mesmo quem atire pratos, tachos ou outro objeto velho pela janela para limpar a casa e receber o novo ano.

Quem quer ter mais sorte ao amor não deve chorar durante a passagem de ano, nem comer frango, por outro lado estrear uma peça de roupa interior pode ajudar. Lavar pratos na noite mais longa do ano ou deixar dívidas pendentes também não são bons presságios.

Se vir uma borboleta branca ou uma joaninha saiba que o espera um grande ano, pelo menos há quem assim o encare.

O Notícias de Coimbra deseja-lhe um excelente 2022!

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE