Vamos

Quer ser a rainha ou rei do Arroz Doce da Figueira da Foz? Participe neste concurso. Tem prémios!

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 27-02-2024

O Município da Figueira da Foz promove sábado, dia 02 de março, das 09:30 às 11:30, no Mercado Municipal Engenheiro Silva, a primeira edição do Concurso Gastronómico do Arroz Doce, uma iniciativa destinada à celebração do Arroz Carolino da Figueira da Foz enquanto produto endógeno e elemento de identidade local com forte ligação à gastronomia tradicional e com origem em distintos locais do concelho. 

PUBLICIDADE

O Concurso visa premiar as melhores receitas deste doce, que serão confecionadas, entre as 09h30 e as 11h30, por um representante nomeado por cada uma das 14 freguesias do concelho da Figueira da Foz.

Cada participante deverá confecionar no máximo 0,5 kg de arroz, obrigatoriamente proveniente de produtores do Concelho da Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

O júri, composto por cinco elementos: Associação Figueira com Sabor a Mar; Escola Profissional da Figueira da Foz (EPFF-INTEP); Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz; Câmara Municipal da Figueira da Foz; Chef de Cozinha,  irá avaliar o sabor e textura do arroz-doce, a apresentação do prato e outro elemento que venha a ser considerado relevante. 

Aos cinco primeiros classificados será atribuído um prémio pecuniário: 1º – 2500 euros; 2º – 1250 euros; 3.º- 1000 euros; 4º – 750 euros; 5º – 500 euros. Os restantes concorrentes recebem, um valor de 250€ como reconhecimento pelo seu trabalho e participação.

PUBLICIDADE

publicidade

O 1º classificado, para além do prémio pecuniário, será convidado a participar na edição de 2024 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) no dia 3 de março de 2024 para promoção do arroz doce, assim como, em outras iniciativas que venham a ser promovidas pelo Município.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE