Quer ir à Feira dos Grelos?

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 17-05-2017

É já no próximo próximo fim-de-semana de 19 a 21 de maio que se realiza em Carapelhos, Mira, a XIII Feira dos Grelos.

PUBLICIDADE

unnamed (7)

 

PUBLICIDADE

publicidade

A Feira dos Grelos, que vai na XIII edição, é organizada pela Confraria Nabos e Companhia (CNC), que por estes dias abre o seu templo (sede) para mostrar a gastronomia gandaresa. 

Na rua, numa esplanada por entre muros de adobo e telhas de barro estão colocadas mesas, com decoração e atmosfera cuidadas,  os comensais podem saborear os grelos e tudo o que de bom os acompanha.

PUBLICIDADE

A cozinha é aberta, está à vista de todos, são os confrades que cozinham para os visitantes e há uma padaria ao vivo, onde é confecionado todo o pão, broa e pastelaria.

Os visitantes têm a possibilidade de comprar produtos diretamente da “Horta da Confraria”, ou seja, levar produtos frescos, colhidos na hora, que foram cultivados e cuidados pelos confrades mais experientes nos saberes do campo.

grelos

Segundo a organização, “a edição anterior Feira dos Grelos teve mais de 5000 visitantes. É um evento muito pitoresco cheio de portugalidade. Diga-se que é 100% amador. O objetivo é a defesa e promoção do património cultural gandarez e a emancipação do território”.

Na Feira dos Grelos pode ainda apreciar o GINABO, o único gin do mundo com sabor a nabo, bem como primeiro gelado do Mundo com sabor a Nabo.

A CNC é uma confraria rural com 17 anos de existência sediada na aldeia de Carapelhos, no coração da Gândara. É sobejamente conhecida no panorama nacional das confrarias e no ano passado  foi distinguida com o prémio da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas que visa distinguir boas práticas.

Personalidades com o  Rui Nabeiro, Chef Carlos Capote, Chef Silva, Jorge Gabriel, Fernando Mendes e Sónia Araújo, entre outros, fazem parte da Confraria Nabos e Companhia como membros de honra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE