Além de encher os jarros com água, há quem tenha o hábito de colocar algumas moedas no fundo, numa espécie de “truque” que circula nas redes sociais e que promete prolongar a vida das flores. A ideia pode até parecer superstição ou um gesto para atrair sorte, mas, na verdade, o objetivo é outro: manter as plantas frescas durante mais tempo. A questão é… será que resulta mesmo?
A revista Reader’s Digest falou com Althea Wiles, fundadora do Rose of Sharon Floral Design Studio, para perceber se esta prática tem fundamento. Segundo a especialista, o cobre pode ter propriedades que ajudam a eliminar bactérias e fungos presentes na água, o que poderia contribuir para que as flores se mantenham bonitas por mais tempo. No entanto, há um detalhe importante: as moedas atuais já não são como as antigas.
PUBLICIDADE
O truque é normalmente feito com moedas de cêntimos, sobretudo as mais pequenas, que têm cobre na sua composição. Ainda assim, como explica o Moeda Numismática, as moedas de 1, 2 e 5 cêntimos são feitas de aço inoxidável e apenas revestidas a cobre, o que pode não ser suficiente para provocar um efeito realmente significativo na conservação das flores.
Apesar disso, Althea Wiles garante que colocar moedas no fundo do jarro dificilmente fará mal, desde que não estejam sujas. “Se colocar uma moeda mais antiga, pode ajudar, mas não será tão bom quanto água pura ou água com um produto específico para conservantes florais”, afirma.
A especialista sublinha que, para manter flores frescas, a melhor opção continua a ser uma mistura própria para esse fim, já que “uma mistura profissional tem nutrientes para as suas flores, equilibra o pH da água e contém um bactericida e um fungicida para impedir o crescimento de micróbios”.
E se a ideia for mesmo prolongar a vida das flores, Althea Wiles deixa várias dicas simples que fazem diferença. Uma delas passa por cortar os caules antes de os colocar no jarro. “Um corte em ângulo é melhor, mas não é essencial. Isto aumenta a área de contacto da flor com a água. O mais importante é manter o vaso limpo e a água fresca.”
Trocar a água com frequência é outro ponto essencial. “O ideal seria trocar todos os dias. Algumas flores, como os girassóis, favorecem o crescimento de bactérias, então precisam de trocas mais frequentes.”
Por fim, a especialista recomenda que os jarros sejam mantidos longe da luz solar direta, já que “a luz solar direta aumenta a temperatura e reduz a vida útil das flores no vaso. Um ambiente mais fresco e escuro manterá as flores frescas por mais tempo.”
Outro cuidado importante é retirar folhas ou partes da planta que fiquem submersas e eliminar flores que já estejam a murchar. “À medida que as flores morrem, produzem mais bactérias e gás etileno, o que faz com que as outras flores murchem à volta. Retirá-las o mais cedo possível ajuda as restantes a durarem mais tempo.”