Coimbra

Clássica Aldeias do Xisto é já no dia 12 de março

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 04-03-2017

 

PUBLICIDADE

O próximo dia 12 de março vai ficar marcado por uma das mais importantes provas do calendário nacional de ciclismo que decorrerá ao longo de 140 KM, entre as aldeias da Barroca (Fundão) e da Cerdeira (Lousã). A Clássica Aldeias do Xisto é a primeira ação no âmbito do projeto Cyclin’ Portugal e é a terceira e última prova pontuável para o Troféu Liberty Seguros.

unnamed (6)

PUBLICIDADE

A “Clássica Aldeias do Xisto” é uma corrida internacional de classe 1.2, que se estende por 140,6 quilómetros, com partida marcada para a aldeia de Barroca (Fundão) e finalizando na aldeia de Cerdeira (Lousã), com a meta a coincidir com a contagem de montanha de segunda categoria.

O pelotão da ”Clássica Aldeias do Xisto” será composto por seis equipas continentais e pelas sete de clube portuguesas, às quais se juntarão formações internacionais, provenientes de diversos países, como Espanha, Noruega, Bolívia, entre outros. A totalidade do percurso será efetuado em permanente sobe e desce, fazendo desta prova uma clássica para trepadores.

PUBLICIDADE

publicidade

unnamed

Por falar em trepadores, haverá um desafio para todos os amantes do ciclismo, que se poderão assim juntar aos seus ídolos profissionais: a subida ao Muro da Cerdeira.

É uma subida de elevado grau de dificuldade que, embora tenha apenas 1,5 km, a sua média de inclinação de 11 %. e os vários sectores da subida onde a inclinação atinge os 20% fazem deste muro um verdadeiro desafio para todos. O excelente tapete de asfalto é uma ajuda para a progressão ao longo desta rampa. Há prémios de vouchers de alojamento Aldeias do Xisto para os três melhores tempos. Veja no site das Aldeias do Xisto como participar.

Esta competição será também um roteiro vivo pela beleza das Aldeias do Xisto, sendo que a prova passará por várias: Barroca, Janeiro de Baixo, Janeiro de Cima, Fajão, Casal Novo, Talasnal, Candal e Cerdeira.

Rui Simão, coordenador da ADXTUR, sublinha a importância da realização da “Clássica Aldeias do Xisto” naquela região: «Este é um momento único para as Aldeias do Xisto: sendo a primeira vez que temos uma prova do calendário nacional de ciclismo, é por isso um motivo de grande orgulho. Esta prova decorre no âmbito do recente assinado protocolo “Cyclin’ Portugal”, que tem nas Aldeias do Xisto o seu terreno de experimentação enquanto ação piloto. O que pretendemos é dinamizar a região que engloba as Aldeias do Xisto e promover a zona como um destino de excelência para todos os que gostam de bicicleta e das modalidades que lhe são inerentes. Nas Aldeias do Xisto temos tudo o que é necessário para a prática deste desporto, e diversos serviços que complementam esta atividade. Penso que o cenário das Aldeias do Xisto é perfeito para um junção harmoniosa entre competição, lazer e turismo.»

Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, refere que: «O novo ciclismo é uma atividade aberta ao mundo, que conjuga a vertente desportiva com o interesse turístico, cultural e económico. A Clássica Aldeias do Xisto será o evento desportivamente mais visível de um projeto global em que a Federação Portuguesa de Ciclismo irá colaborar com as Aldeias do Xisto e com o Turismo do Centro de Portugal para dinamizar aquele território como destino Cyclin’ Portugal. As Aldeias do Xisto têm todas as condições para atrair competições de diferentes vertentes e disciplinas, mas também para dinamizar centros de BTT e percursos cicláveis, numa perspetiva global do ciclismo, englobando lazer e competição.»

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE