Coimbra

Quer dar um passeio para fotografar o renascer das áreas ardidas da Pampilhosa da Serra?

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 30-01-2019

  A realização de um passeio pedestre na Pampilhosa da Serra, em fevereiro, vai ser pretexto para os participantes registarem em fotografia o renascimento da natureza devastada pelos grandes incêndios em 2017.

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

Nas extensas áreas de floresta consumidas pelo fogo “está tudo por fazer” quanto à intervenção dos proprietários, mas este município do distrito de Coimbra avança com iniciativas para “um virar de página”, disse hoje o presidente da Câmara Municipal, José Brito, à agência Lusa.

No dia 17 de fevereiro, ao longo de um percurso na Serra do Açor, que abrange sítios de importância comunitária da Rede Natura 2000, os visitantes são “convidados a registar, em fotografia, uma paisagem que exiba o renascimento da flora em território queimado”, informa a autarquia em comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

O autor da fotografia “que melhor represente o rejuvenescimento da natureza” será premiado com um ‘voucher’ com refeições incluídas que lhe permite participar no terceiro Festival de Caminhadas Walking Weekend, que decorre na Pampilhosa da Serra nos dias 17, 18 e 19 de maio.

“É altura de sensibilizarmos cada vez mais os proprietários para as medidas que aí estão”, através das quais o Estado pretende, designadamente, incentivar a reflorestação com espécies autóctones, o que no futuro evitará a repetição de tragédias ambientais e humanas como as de 2017, sublinhou José Brito.

O passeio e concurso de fotografia permitirá “ver a forma como a natureza está a explodir”, na zona dos penedos de Fajão, que integra a rede turística Aldeias do Xisto, quase dois anos após os incêndios mais graves no concelho, mas, segundo o autarca do PSD, esta regeneração de plantas rasteiras, arbustos e árvores “precisa de um acompanhamento próximo” por parte dos donos.

“Vem fotografar o renascer!” é o mote e o desafio da Câmara da Pampilhosa da Serra para as pessoas que participarem no passeio, ao longo do qual um guia, “além da interpretação paisagística, contará também algumas lendas” locais, de acordo com a nota.

A inscrição é gratuita e os interessados deverão fazê-la até 14 de fevereiro, no Gabinete de Turismo da Câmara Municipal ou no Posto de Turismo da Pampilhosa da Serra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE