Coimbra

Quer conhecer a coleção de António Cardoso?

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 19-03-2015

Quem por estes dias visitar a Casa Municipal da Cultura de Cantanhede é imediatamente transportado para um cativante universo de referências do quotidiano de antigas gerações.

PUBLICIDADE

unnamed (24)

É um universo facilmente reconhecível, faz parte de um certo imaginário coletivo associado à vida dos avós e visavós, fazendo emergir a nostalgia de um tempo ainda não subjugado aos ditames dos produtos descartáveis.

PUBLICIDADE

publicidade

Em exposição estão cerca de duas centenas de utensílios, artefactos, ferramentas de ofícios tradicionais e antigas máquinas de uso doméstico, louças e bordados, telefonias, relógios, bicicletas e alfaias, enfim um acervo bem representativo de contextos sociais do concelho em outras épocas.

Trata-se apenas de uma pequena parte da vastíssima coleção de António Cardoso, um apaixonado pelo colecionismo de antiguidades que durante várias décadas reuniu e recuperou meticulosamente um amplamente reconhecido valioso espólio, algumas delas autênticas relíquias de antanho.

PUBLICIDADE

A exposição está organizada por conjuntos temáticos, por sua vez distribuídos pelas várias salas da Casa Municipal da Cultura de Cantanhede, em cujo núcleo central estão algumas das peças mais nobres, desde rádios dos primórdios da eletricidade, relógios de sala e de bolso, despertadores e máquinas de costura, passando por um lote de antiguidades relacionadas com a 1.ª Grande Guerra Mundial.

Na abertura da exposição  esteve o vereador da Cultura, Pedro Cardoso, que perante o colecionador e os mais de 60 convidados presentes,  enalteceu o exemplo de trabalho, a tenacidade  e a perseverança do Senhor António Cardoso nesta atividade que exige uma sensibilidade muito especial. Quando olhamos para a coleção tomamos consciência de que se trata de alguém que sabe devolver o valor a coisas a que a generalidade das pessoas não sabe valorizar, o que sendo um atributo singular, tem associada uma assinalável vertente pedagógica da parte de quem, como podemos avaliar, se tem dedicado a escrever um capítulo importante no Traçar a Memória do Concelho de Cantanhede».

Emocionado, o colecionador agradeceu «as amáveis palavras do vereador Pedro Cardoso» e manifestou o seu «reconhecimento à Câmara Municipal pela forma especialmente empenhada como acolheu e organizou a exposição». António Cardoso reafirmou ainda que é com «muito gosto e satisfação» que doará ao Município de Cantanhede a coleção, «para que seja exposta num local onde as gerações futuras tenham contato com a realidade de outros tempos. Um dos meus maiores desejos é que tudo isto possa ser apreciado», declarou.

Nascido em 1937 no lugar do Bolho, António Cardoso desde muito novo que sentiu «a paixão de colecionar», o que começou a fazer «no início da vida adulta». Apesar das limitações financeiras, foi nessa fase que iniciou a sua coleção, «adquirindo e guardando algumas peças emblemáticas, no princípio mais ligadas à dureza dos trabalhos agrícolas, à rudeza da forma de viver do tempo da minha infância e juventude, mas logo depois passei a recolher também objetos de uso doméstico e outros relacionados com certas profissões».

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE