O segundo dia do Coimbra Região Gastronómica foi marcado por um show cooking do chef Óscar Gomes, que, em vez de criar um prato seu, desafiou os produtores locais a trazerem os seus ingredientes. A partir deles, o chef preparou um prato único, destacando e valorizando os produtos da região.
O prato, que encantou todos presentes, foi uma verdadeira homenagem às tradições gastronómicas da região. “O nosso foco foi sempre nos produtores”, afirmou o chef.
Entre os principais ingredientes, destacou-se o milho azul, que foi tratado de duas formas: assado e em puré com queijo de cabra curado, criando duas texturas distintas.
PUBLICIDADE
A escolha de utilizar este produto não foi aleatória: “Trabalhar com peças menos nobres, que têm mais quantidade e permitem explorar novos sabores, é um desafio que nos permite criar pratos mais profundos”, explicou Óscar Gomes.
O prato foi complementado com uma peça de carne conhecida como “short rib”, uma parte da vaca com osso, que foi assada para realçar seus sabores e texturas.
O prato final apresentou uma combinação de sabores que remete à cozinha de outrora, com a nostalgia dos pratos preparados pelas avós, como relembra o próprio chef.
PUBLICIDADE
