Vamos

Quer aprender a fazer pão? Aproveite esta oportunidade na Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 4 semanas atrás em 28-03-2024

O Núcleo Molinológico de Moinhos da Gândara, no concelho da Figueira da Foz, foi o local escolhido pelo município para celebrar o Dia Nacional dos Moinhos e do Dia dos Moinhos Abertos. No fim de semana de 6 e 7 de abril, estão previstas diversas iniciativas como, por exemplo, uma Oficina de fabrico de pão.

PUBLICIDADE

O Núcleo Molinológico encontra-se implantado numa área agrícola com cerca de oito mil metros quadrados e integra um moinho de água com dois sistemas de moagem (um rodízio e uma azenha), um moinho de vento, uma eira e um forno tradicional.

Adquirido pelo Município da Figueira da Foz à Associação Cívica de Defesa dos Moinhos – Mó Gândara, o espaço tem vindo a ser dinamizado pelo Departamento de Cultura e Turismo / Serviço de Museu e Núcleos, em parceria com a Junta de Freguesia de Moinhos da Gândara e coletividades locais.

PUBLICIDADE

No fim de semana de 6 e 7 de abril, e para assinalar o Dia Nacional dos Moinhos e do Dia dos Moinhos Abertos, a autarquia figueirense programou um conjunto de atividades denominadas “Do Barro ao Pão”.

As propostas vão desde as atividades lúdico-pedagógicas (Vento e Água / Massa de Sal) dirigidas ao público infanto-juvenil a Oficinas de cerâmica (queima primitiva) dinamizadas por Odete Sousa.

PUBLICIDADE

publicidade

Oficina de fabrico de pão: “The Bruta Bread: em busca do pão brutalista” (uma combinação de pão tradicional com uma vertente contemporânea – pão com design), dinamizada por The Bruta Bread Coimbra, e visitas orientadas fazem parte da programação que engloba ainda o “Ciclo da broa”- recriação e confeção ;momentos musicais e de folclore com o Grupo de Cantares da Sociedade Boa União Alhadense e o Rancho Folclórico «As Morenitas da Gândara», da Associação Cultural Recreativa e Desportiva da Gândara (Moinhos da Gândara).

Nos dois dias serão também promovidos almoços tradicionais pelas associações locais, sujeitos a pagamento e inscrição prévia. No dia 6 de abril, o almoço será servido pela Associação Cultural Recreativa e Desportiva da Gândara na sua sede (inscrições devem ser feitas pelo telemóvel 912 616 379).

Já no dia 07 de abril, o almoço ficará a cargo da Associação Cívica de Defesa dos Moinhos – Mó Gândara, e será degustado nas instalações do Núcleo Molinológico (inscrições pelo telemóvel 966 161 677).

As iniciativas são gratuitas e o município assegura transporte em autocarro. Os interessados devem efetuar inscrição prévia, até dia 5 de abril, para o mail servico.educativo@cm-figfoz.pt ou pelo telefone 233 402 840.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE