Primeira Página

Quer aprender a fazer (a verdadeira) sopa gandaresa?

Susana Brás | 37 minutos atrás em 21-03-2026

É no Brisa do Mar, na Praia de Mira, que começa mais uma paragem obrigatória do “Mira à Mesa”. E não, aqui a “brisa” não vem só do mar — vem também dos pratos cheios de tradição que chegam à mesa.

PUBLICIDADE

À frente do espaço está Elsa Sérgio, gerente e rosto de uma casa que este ano decidiu dar um passo diferente.

PUBLICIDADE

“Normalmente só trabalhamos com o restaurante na época balnear, mas este ano decidimos abrir todo o ano e mostrar o que sabemos fazer.”

A estreia no evento gastronómico surge precisamente dessa vontade: dar a conhecer receitas típicas da Gândara, feitas como manda a tradição.

Entre as sugestões, há um prato que se destaca imediatamente: a sopa gandaresa.

E não é uma sopa qualquer.

“Isto serve perfeitamente como refeição”, garante Elsa.

A receita começa no essencial: feijão demolhado e carne cozida lentamente. Depois junta-se uma base de legumes e, detalhe importante, a própria água da cozedura do feijão.

“É isso que lhe dá aquele sabor tão característico.”

No final, entram os enchidos — chouriça e morcela — e mais carne, resultando numa sopa rica, densa e profundamente reconfortante.

PUBLICIDADE