Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Quer visitar o Adarve da Muralha de Coimbra?

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 18-10-2016

 

PUBLICIDADE

Pelo Adarve da Muralha é o mote que presidirá à visita acompanhada que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) organiza, no dia 22 de outubro (sábado), a partir das 15:00.

torre de anto

PUBLICIDADE

publicidade

O périplo tem início na Torre de Almedina – Núcleo da Cidade Muralhada do Museu Municipal de Coimbra –, onde os participantes são convidados a conhecer o único vestígio conservado do caminho de ronda (ou Adarve) da Muralha de Coimbra.

Para além da visita guiada à Torre de Almedina apresenta-se a zona circundante e como foi condicionada pelo adarve, ou seja, o caminho por onde passavam os soldados e que ligava as torres de defesa. Nesta visita mostra-se a entrada da cidade medieval e uma das artérias comerciais mais importantes da época.

PUBLICIDADE

Ao longo do percurso – Torre de Almedina, Rua do Quebra Costas, Rua Sobre Ribas e Torre de Anto – os participantes terão oportunidade de visualizar a estrutura medieval da cidade e da envolvente urbana das duas torres que hoje constituem dois dos polos museológicos do Museu Municipal de Coimbra: o Núcleo da Cidade Muralhada (na torre de Almedina) e o Núcleo da Guitarra e do Fado (na torre de Anto), onde termina a visita acompanhada.

A iniciativa está integrada no conjunto de visitas acompanhadas dinamizadas pela CMC a partir dos estudos recentes e da divulgação das coleções patentes nos três núcleos museológicos do Museu Municipal de Coimbra. O objetivo é promover a temática patente nos respetivos espaços museológicos, neste caso, relacionada com as estruturas de defesa da cidade, na época medieval.

Com periodicidade mensal (exceto nos meses de janeiro, julho, agosto e dezembro), as visitas estão abertas ao público em geral e são de acesso gratuito.

Os interessados em aderir deverão proceder a uma inscrição (obrigatória), através do telefone 239 857 525. A realização da visita requer um mínimo de 5 inscritos e não poderá exceder os 30 participantes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com