O programa das Festas do Bodo foi na tarde de quinta-feira, 22 de maio, oficialmente apresentado, numa cerimónia que contou com uma atuação especial de José Cid, que animou com alguns dos temas mais emblemáticos.
Em entrevista ao Notícias Coimbra, Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, realçou a importância destas festividades para a comunidade local, sublinhando que o Bodo é muito mais do que uma série de concertos.
“É a nossa grande iniciativa comunitária, em que as pessoas já organizam as suas vidas para terem disponibilidade para estarem em Pombal na altura das Festas do Bodo. Aliás, os nossos imigrantes organizam as férias para regressarem a Pombal. E é um ponto de encontro e de reencontro dos pombalenses, porque é uma época do ano em que estamos todos juntos”, afirmou.
PUBLICIDADE
O autarca destacou ainda o envolvimento das coletividades e instituições do concelho, que enriquecem a programação com diversas dinâmicas culturais e sociais, tornando o Bodo num evento que vai muito além do entretenimento musical. “De manhã à noite há várias dinâmicas a acontecer no Bodo e a tornarem Pombal um espaço especial para as pessoas poderem usufruir das várias dinâmicas que temos preparadas”, acrescentou.
Pedro Pimpão revelou também que as Festas do Bodo têm um impacto económico significativo na região. Segundo um estudo realizado pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, durante a semana do Bodo são movimentados cerca de 2,2 milhões de euros, beneficiando a hotelaria, restauração e diversos serviços locais. “Este retorno económico é muito positivo para a comunidade e justifica o investimento público da Câmara”, explicou.
Em relação ao cartaz musical, o presidente da Câmara salientou a qualidade e diversidade dos artistas presentes, confirmando a continuidade da aposta em nomes consagrados e talentos locais. Para além de José Cid, a programação inclui Xutos & Pontapés, Bárbara Tinoco, Ninho Vaz Maia, Richie Campbell, Padre Guilherme, entre outros músicos.
“Não houve grande reforço em relação ao ano passado, porque já tínhamos um cartaz excelente. Todos os espetáculos são de entrada gratuita e queremos proporcionar grandes momentos aos pombalenses e visitantes”, sublinhou.
Para além dos concertos, Pedro Pimpão apontou outras atrações, como o “Bodo Antigo” que contará com espetáculos culturais e a presença das coletividades locais. O “Bodo das Freguesias”, na Praça Marquês de Pombal, destacará a atividade das associações do concelho, enquanto o “Bodo Económico” dará espaço às empresas locais apresentarem os seus produtos e serviços. O “AgroBodo”, por sua vez, é dedicado ao mundo rural e às suas novidades.
O presidente da Câmara recordou que as Festas do Bodo 2025 vão decorrer entre os dias 24 e 29 de julho, no último fim de semana do mês, convidando todos a participar: “Quem vem ao Bodo, volta o ano todo. É um evento com um forte cariz comunitário e uma experiência inesquecível.”
Veja o programa:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE