Coimbra

Quem vai eleger os nove deputados de Coimbra?

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 meses atrás em 01-02-2024

O PS conta com três deputados que procuram a reeleição pelo círculo de Coimbra, numa lista encabeçada pela ministra Ana Abrunhosa, já a Aliança Democrática (AD), no mesmo distrito, aposta em alguns regressos e estreias.

PUBLICIDADE

Nas eleições legislativas de 10 de março, todos os partidos com assento parlamentar com exceção do PAN apresentam novos cabeças de lista por Coimbra face a 2022, com o PS a apostar na ministra Ana Abrunhosa, que nas últimas legislativas concorreu pelo distrito de Castelo Branco, e a AD na jurista Rita Júdice, coordenadora da pasta da habitação do PSD no Conselho Estratégico Nacional.

Ana Abrunhosa, que assumiu a pasta da coesão territorial nos dois últimos governos liderados por António Costa, lidera a lista do PS por Coimbra, que nas últimas legislativas conquistou seis dos nove deputados eleitos por aquele círculo eleitoral.

PUBLICIDADE

Entre o segundo e o quarto lugar da lista, surgem três atuais deputados eleitos por Coimbra: Pedro Coimbra (antigo presidente da distrital socialista), Ricardo Lino (presidente da concelhia de Coimbra) e a advogada da Figueira da Foz Raquel Ferreira.

Como estreias, surgem o antigo presidente da Associação Académica de Coimbra Daniel Azenha, e o secretário-geral da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), José Abraão, que ocupa a sexta posição.

PUBLICIDADE

publicidade

Se para as legislativas de 2022, a lista do PS em Coimbra chegou a ser chumbada, a composição para este ano não ficou isenta de críticas.

Daniel Adrião, que concorreu à liderança do PS, chegou a estar no quinto lugar entre os candidatos a deputados do PS por Coimbra, mas depois de lhe ter sido proposto, em alternativa, o sexto lugar, o dirigente recusou fazer parte da lista.

Já a AD terá como cabeça de lista a estreante Rita Júdice, jurista especializada no imobiliário e turismo, que foi sócia durante dez anos da sociedade de advogados PLMJ, da qual o seu pai, José Miguel Júdice, é um dos sócios fundadores.

Em segundo lugar, está um ex-deputado e antigo líder da distrital social-democrata, Maurício Marques e, em terceiro, está o jovem Martim Syder, vice-presidente da JSD.

De regresso ao parlamento, também poderão estar Ana Oliveira e Gonçalo Capitão, que integram o quarto e quinto lugar, respetivamente, das listas da AD, cujo partido que encabeça a coligação (PSD) elegeu apenas três deputados em 2022. A lista dos primeiros seis nomes é completada pela vice-presidente do Instituto Politécnico de Coimbra Érica Castanheira.

O partido Chega, que ficou em terceiro lugar no círculo de Coimbra em 2022, aposta num ex-militante do PSD, o docente universitário de Lisboa e comentador do programa “Você na TV” António Pinto Pereira.

A lista do Bloco de Esquerda, que ficou em quarto lugar em 2022 neste distrito, é encabeçada pelo historiador e investigador Miguel Cardina, que foi número dois em 2022, atrás de José Manuel Pureza, que falhou, na altura, a sua reeleição.

O investigador da Universidade Nova de Lisboa Pedro Brinca lidera a lista da Iniciativa Liberal, o advogado de 29 anos Fernando Teixeira estreia-se pela CDU, e a docente da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra Clara Cruz Santos é a cabeça de lista do Livre.

Em 2022, face à maioria absoluta do PS, só os dois primeiros partidos conseguiram eleger deputados pelo círculo de Coimbra, com o PS a eleger 6 e o PSD 3.

De acordo com os resultados das últimas duas legislativas consultados pela agência Lusa, o PS costuma ter um resultado ligeiramente acima da média nacional no distrito de Coimbra, tal como o Bloco de Esquerda; já o Chega, a Iniciativa Liberal e a CDU têm votos abaixo do registado no país.

O Bloco de Esquerda conseguiu eleger pelo círculo de Coimbra em 2009, 2015 e 2019, e a CDU não elege pelo distrito desde 1987.

O distrito de Coimbra apresenta realidades muito distintas dentro do seu território que vai da serra até à costa, e que tanto tem municípios marcadamente urbanos como outros afetados pelo despovoamento.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE