A iniciativa destaca árvores com histórias marcantes e está enquadrada numa competição a nível europeu que reforça a ligação entre natureza, pessoas e comunidades, envolvendo atualmente 15 países participantes.
Estão abertas as candidaturas para o Concurso Árvore do Ano Portugal 2026, promovido a nível nacional pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica, no âmbito do Concurso Europeu Tree of the Year, uma iniciativa da Environmental Partnership Association (EPA).
PUBLICIDADE
Desde 2011, o concurso tem como missão divulgar árvores com histórias que as ligam às pessoas, reforçando a identidade das comunidades através do conhecimento e preservação do seu património natural. Visa ainda capacitar cidadãos ativos para que cuidem do ambiente a partir de árvores ancestrais reconhecidas como herança cultural e ambiental.
O projeto envolve tem vindo a atrair uma participação crescente do público, ultrapassando os 100 mil votos em Portugal e mais de dois milhões de votos em toda a Europa e tem contribuído de forma significativa para sensibilizar a sociedade sobre a importância da natureza, da cultura e da identidade associadas às árvores, reforçando a consciência coletiva sobre a sua preservação e os serviços de ecossistema que oferecem.
Em cada país, é organizada uma eleição nacional, e a árvore vencedora representa a sua nação na fase europeia. Em fevereiro, o público pode votar online e escolher a Árvore Europeia do Ano. O reconhecimento da grande importância desta temática é feito ao mais alto nível, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, que todos os anos abre as portas à cerimónia de entrega dos prémios que junta decisores, ambientalistas, proprietários, “amigos das árvores” em geral e as entidades organizadoras do concurso em cada país.
Portugal tem-se distinguido no panorama europeu, com resultados notáveis:
- 2018 — Vitória com o Sobreiro Assobiador;
- 2019 e 2022 — 3.º lugar com a Azinheira Secular do Monte do Barbeiro e a Sobreira Grande;
- 2024 — A Figueira da Austrália da Quinta das Lágrimas, em Coimbra, conquistou o título nacional e o 2.º lugar europeu, com 2.713 votos.
As candidaturas para a edição de 2025 já estão abertas e qualquer entidade, associação ou cidadão pode submeter a sua árvore candidata através do formulário disponível aqui.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
