A GNR constituiu arguido um homem de 51 anos por incêndio florestal, no concelho do Sabugal, distrito da Guarda, que consumiu 1,16 hectares de mato, revelou o Comando Territorial da Guarda.
PUBLICIDADE
O suspeito foi identificado na terça-feira por elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Destacamento Territorial de Vilar Formoso.
PUBLICIDADE
“Na sequência de um alerta para a ocorrência de um foco de incêndio florestal, sinalizado na localidade de Soito [concelho de Sabugal], os elementos do SEPNA deslocaram-se de imediato ao local, onde desenvolveram diligências policiais que permitiram identificar o suspeito”, adianta a GNR em comunicado enviado à agência Lusa.
A investigação encetada permitiu concluir que a origem do incêndio esteve relacionada com uma queima de sobrantes florestais, “autorizada que se descontrolou, tendo resultado numa área ardida de cerca de 1,16 hectares de mato”.
O suspeito foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Guarda.
A GNR lembra que as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal e que as mesmas são interditas “sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural ‘muito elevado’ ou ‘máximo’, estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos”.
PUBLICIDADE