Coimbra

Queima das Fitas vai ressacar para a Figueira da Foz! Paga a Câmara. 14 000 Euros?

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 07-05-2018

PUBLICIDADE

A autarquia da Figueira da Foz vai proporcionar na terça-feira um dia de diversão a estudantes de Coimbra no âmbito da Queima das Fitas 2018, investindo 14 mil euros no transporte de comboio e atividade lúdicas na cidade.

A iniciativa, denominada Comboiada, é gratuita e inclui o transporte de ida e volta de comboio entre Coimbra e a Figueira da Foz, pequeno-almoço, uma serenata oferecida pelos estudantes à cidade na praça da Europa, frente à Câmara Municipal, e um espaço de diversão na praça do Forte, na zona ribeirinha da cidade com insufláveis (incluindo as chamadas Zorb Ball, bolas insufláveis gigantes com o utilizador no interior), camas elásticas de trampolim, ‘Beerpong’ (um jogo que envolve copos e bolas de ‘ping pong’) matraquilhos humanos e ‘karaoke’.

PUBLICIDADE

publicidade

A animação estará a cargo do ator e apresentador Rui Unas, Orxestra Pitagórica e um dj convidado.

PUBLICIDADE

Questionado pela agência Lusa sobre a iniciativa, o presidente da autarquia, João Ataíde, definiu-a como “uma forma alternativa de acolher os estudantes de Coimbra, com um programa de diversão e jogos tradicionais, que permite a ligação da Academia à Figueira da Foz”.

O autarca não respondeu diretamente à questão sobre se o apoio ao evento é uma forma de compensar o fim da garraiada estudantil, que se realizava na praça de touros da Figueira da Foz e levava todos os anos à cidade milhares de estudantes de Coimbra, mas admitiu que a opção pela não realização da garraiada é “um sinal dos tempos”.

De acordo com João Ataíde, as opções que culminaram na realização da Comboiada – um evento que não está incluído no programa oficial da festa estudantil, seja no cartaz das atividades tradicionais, culturais ou desportivas e cujo anúncio na rede social Facebook data de há poucos dias – “foram tomadas em conjunto com a Comissão Organizadora da Queima das Fitas”.

“Nós estamos disponíveis para receber bem, para acolher esta festa dos estudantes. Toda a vida de formação dos estudantes está sempre associada à Figueira da Foz. Ficaram com um vazio que queriam preencher e mostraram interesse em continuar a vir e nós obviamente que acarinhámos e incentivámos e manifestámos toda a disponibilidade para ter uma solução alternativa”, frisou João Ataíde.

Embora admita não saber quantos estudantes de Coimbra se poderão deslocar à cidade, dado o modelo ser “novo”, a autarquia esperar cerca de 1.500 pessoas.

Quantos aos custos envolvidos, que serão assumidos pelo município, o autarca disse não dispor ainda desses dados, mas considerou o investimento “muito simbólico”, acrescentando que “não é significativo”.

Informação divulgada pelo chefe de gabinete da presidência, Nuno Matos, diz que o município da Figueira da Foz assume o custo financeiro do evento, orçado em cerca de 14 mil euros.

Este apoio engloba os comboios colocados à disposição dos estudantes – três em cada sentido entre Coimbra e a Figueira da Foz – e as atividades lúdicas e de animação na praça do Forte.

Ainda de acordo com a mesma fonte, o pequeno-almoço gratuito, disponível a partir das 07:30 na praça da Europa é oferecido por “parceiros” do evento, onde se incluem marcas nacionais estabelecidas na Figueira da Foz.

Questionado sobre a opção de não envolver no evento clubes e associações da cidade, ao nível cultural e desportivo, Nuno Matos respondeu que o programa do evento, nomeadamente as atividades lúdicas, foi elaborado “por sugestão da Comissão Organizadora da Queima das Fitas”, tendo inicialmente sido pensado como uma “espécie de Jogos Sem Fronteiras”, hipótese que não se concretizou por “colidir” com outra iniciativa do género realizada em Coimbra.

A agência Lusa tentou ouvir o secretário-geral da Queima das Fitas de Coimbra mas os contactos revelaram-se infrutíferos.

Na página da Queima das Fitas da rede social Facebook, a Comboiada é anunciada como uma maneira de “curar a ressaca”.

“Achavas que ias perder a ligação à Figueira? Vamos mas é curar a ressaca com o Rui Unas”, sustentam os organizadores da Queima das Fitas.

Já o ator e apresentador, num vídeo disponibilizado na mesma rede social, dirige-se à “estudantada de Coimbra”, anunciando os comboios gratuitos e pequeno-almoço gratuito e “bué de cenas para fazer” na Figueira da Foz.

“E eu vou lá estar, para falar convosco, enquanto estão sóbrios. E depois de estarem bêbados”, brinca Rui Unas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE