Coimbra

Queima das Fitas “procura panos” para decorar o Baile de Gala!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 04-05-2018

O tema do Baile de Gala da Queima das  Fitas de 2018 são os Jogos Europeus Universitários. 

PUBLICIDADE

Contactada por Notícias de Coimbra, a organização dos Jogos Europeus Universitários, que decorrem em Coimbra entre  15 e 28 de julho, indicou que “numa lógica de sustentabilidade, serão utilizados muitos dos materiais cénicos, merchandising, mascotes, etc., que estão a ser produzidos pelos Jogos na Gala da Queima das Fitas”.

A Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF) optou por não lançar o habitual concurso para encontrar uma empresa responsável pela decoração do Baile de Gala no espaço do Pavilhão Multidesportos Mário Mexia.

PUBLICIDADE

Hoje, a 24 horas do dia do Baile de Gala,  a COQF constatou que “os materiais cénicos, merchandising, mascotes eram insuficientes para transformar o recinto desportivo num salão de festas.

A eventual falha de comunicação entre as duas entidades pode fazer com que o evento, que tem um tema que dava para criar um ambiente fantástico, não tenha o brilho desejado.

PUBLICIDADE

publicidade

Estivemos no Mário Mexia onde o único elemento decorativo à vista é uma manga publicitária dos Jogos Europeus Universitários, que se enquadra espaço desportivo, mas não é a mais adequada para um jantar e baile de gala.

Notícias de Coimbra sabe que a COQF está a tentar fazer numa noite o que podia ter planeado e concebido com a devida antecedência.

Uma fonte da próxima de um dos responsáveis pelo evento contou a NDC que estão neste momento a tentar encontrar empresas de decoração e eventos que queiram tratar “de dar um ar da sua graça” para que o pavilhão proporcione o mínimo de conforto.

Adiantou mesmo que  neste momento há colaboradores da festa dos estudantes  que andam desesperadamente à procura de um fornecedor que tenha pronto para entrega o quilómetro de tecido necessário para tapar as bancadas do Mário Mexia.

Será uma solução de corte e costura, adiantou. Nós somos especialistas na arte de improvisar, amanhã está tudo pronto.

Antes de se despedir, a fonte confidencia a NDC que vai falar com os colegas para não se esquecerem do esferovite, senão não há “desbunda” no Chá Dançante, acrescenta com um sorriso matreiro.

Os Jogos Europeus Universitários  afirmaram em 19 de abril que este acordo “não se trata de um patrocínio, nem de atribuição de qualquer valor de patrocínio à Queima das Fitas, mas sim da associação entre os Jogos e a Queima das Fitas, que se enquadra no facto da AAC ser um dos co-organizadores do evento.

Esta parceria, para além de definir os Jogos Europeus Universitários como o tema da Gala, garante também que o Comité Organizador dos Jogos irão cooperar na organização das atividades desportivas da Queima das Fitas, assegura a organização.

O Baile de Gala da Queima das Fitas tem vindo a perder clientes desde o século passado.

Deixou de atrair figuras de relevo da nossa sociedade. Já ninguém se lembra de quem foi o último ministro a aceitar um convite para estar presente no Baile de Gala. Nem o Presidente da República, que tem a fama e o proveito de estar em todo o lado, mostra disponibilidade para estar na festa dos estudantes de Coimbra.

Grande parte dos comensais do Baile de Gala são convidados que não pagam. Em algumas edições o prejuízo foi superior a 50 000 euros.

O Presidente da Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra prometeu colocar um ponto de ordem na Queima das Fitas, mas a festa deste ano está mais desorganizada do que as anteriores.

O acordo tardio com a cervejeira ou a demora na apresentação do cartaz artístico são apenas dois dos muitos exemplos que podem ser apontados.

Os melhores atletas europeus universitários vão passar por Coimbra, de 15 a 28 de julho deste ano, naquela que é a quarta edição dos Jogos Europeus Universitários. Cerca de 4500 atletas vão representar o melhor de cada um dos 40 países participantes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE