Coimbra

Queima das Fitas de Coimbra nomeada para as 7 Maravilhas da Cultura Popular”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 06-04-2020

 

PUBLICIDADE

No dia 5 de abril, a Queima das Fitas obteve o Selo de Nomeado para as 7 Maravilhas da Cultura Popular, sendo que a gala final está marcada para 5 de setembro de 2020, transmitida na RTP.

PUBLICIDADE

publicidade

Desde 2007 que as 7 Maravilhas divulgam e comunicam os valores positivos de uma Identidade Nacional forte, através de causas nacionais reconhecidas.

Em 2020 serão celebradas as 7 Maravilhas da Cultura Popular, fruto da a multiculturalidade do nosso país, que se afirma pelos seus valores únicos e pela sua autenticidade.

PUBLICIDADE

Existem 7 categorias a concurso: Artesanato, Lendas e Mitos, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias, e Artefactos, sendo que a Queima das Fitas Coimbra concorreu na categoria de Festas e Feiras, como sendo a maior festa Académica do país.

A Serenata Monumental, no largo da Sé Velha, marca o arranque da Queima das Fitas, seguida das 8 noites de parque, cada uma dedicada a uma das 8 faculdades da Universidade de Coimbra. Este é um evento que respira cultura e tradição coimbrã em todas as atividades que realiza, como o Sarau de Gala, o Baile de Gala das Faculdades, a Récita, a Venda da Pasta, a Queima do Grelo, o Chá Dançante e ainda o Cortejo, que é um dos mais célebres momentos históricos da Cidade de Coimbra.  

A Queima das Fitas é um marco na vida de qualquer estudante da Academia de Coimbra, e por toda a sua história, cultura e tradição, concorre a um marco na Cultura de Portugal, uma das 7 maravilhas da Cultura Popular.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE