Queima das Fitas 2018: “Palavras para quê?”

Falta uma semana para o inicio da Queima das Fitas. A programação foi apresentada hoje no Forum Coimbra. Sem perguntas ou respostas. O que é bom para quem anda a esconder o que devia ser público. A organização confirmou todos os nomes e datas antecipados por Notícias de Coimbra.
O Presidente da Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra e o Secretário-Geral da Queimas das Fitas não estiveram presentes no acto, desvalorizando assim um acontecimento que merecia mais pompa e circunstância. A apresentação foi confiada ao comissário institucional e à comissária da produção. A RUC também esteve presente, mas não apresentou o cartaz do seu palco por causa de uma questão técnica com a impressão.
PUBLICIDADE
O secretário-geral da comissão organizadora, Manuel Lourenço, entendeu que era melhor falar à agência Lusa à margem da apresentação do cartaz oficial da festa, pelo que a agência de informação nem sequer se deslocou ao local onde foi feita a apresentação.
Veja o que aconteceu no vídeo do Directo NDC:
Voltando ao Forum Coimbra, ouvimos o comissário institucional a manifestar a sua felicidade pela parceria “com uma grande amiga nossa”. A amiga é uma empresa que vende um licor, na de segundas intenções. Tudo isto para dizer que vai regressar a tenda Licor Beirão. Sobre o que é importante, como o preço dos bilhetes, nem uma palavra.
“Palavras para quê, nós realmente estamos a tralhar para isto acontecer. Está tudo a postos. Não se preocupem que as coisas vão correr bem, garantiu o comissário. Afiança mesmo que a “Queima das Fitas está em peso”.
Por sua vez, a comissária da produção teve a honra de confirmar todos os nomes que foram avançados por Notícias de Coimbra. Diz que o cartaz é muito ecléctico. Acredita que Seu Jorge, Daniela Mercury e Xutos & Pontapés vão actuar ao fim de semana para conquistarem a cidade. Vamos ver se é desta.
O “couvert artístico” da Queima das Fitas de 2018 inclui as actuações de Blaya, Seu Jorge, Linda Martini, Xutos & Pontapés, Hi-Fi, Quim Barreiros, Kappa Jota, Mundo Segundo e Sam The Kid, Dillaz, Calema, Club Banditz, Vini Vici, Wet Bad Gang e Richie Campbell, Carolina Deslandes e Daniela Mercury.
4 de Maio – Blaya| Seu Jorge
5 de Maio – Linda Martini | Xutos & Pontapés
6 de Maio – Hi-Fi | Quim Barreiros
7 de Maio – Kappa Jota|Mundo Segundo e Sam The Kid
8 de Maio – Dillaz | Calema
9 de Maio – Club Banditz | Vini Vici
10 de Maio – Wet Bad Gang | Richie Campbell
11 de Maio -Carolina Deslandes | Daniela Mercury
Segundo a Lusa, no cortejo deste ano, que decorre a 06 de maio, a organização pretende ter sanitários ao longo do percurso, caso a autarquia assim o autorize, e vai colocar faixas e mensagens nesse mesmo dia a apelar a um “consumo mais responsável” e sem desperdício, sublinhou Manuel Loureço.
Já na Praça da Canção, onde atuam os artistas, deverá haver copos reutilizáveis para também combater o desperdício, afirmou, salientando que a organização está também a trabalhar para que, no futuro, deixem de ser utilizadas latas de cerveja no cortejo e se passem a usar barris de cinco litros.
A edição deste ano da festa da Queima das Fitas está orçada em 980 mil euros, menos 250 mil do que na edição anterior, o que levou a “alguma ginástica na programação”, esclareceu Manuel Lourenço. Quase 300 000 vão paraos artistas que actuam nas Noites do Parque.
A festa dos estudantes arranca no dia 03 de maio, com a serenata a decorrer na Sé Velha, evento assegurado depois de ter ficado sanado o conflito com a Secção de Fado, que tinha criticado a falta de apoio financeiro e fracas condições para os seus grupos que atuam tradicionalmente nas noites do parque.
Na Praça da Canção, a animação começa a 04 de maio, com as atuações do brasileiro Seu Jorge e da portuguesa Blaya, que fez parte dos Buraka Som Sistema e que este ano lança novo álbum.
No primeiro sábado da Queima das Fitas, há atuação dos portugueses Xutos e Pontapés e Linda Martini e, no domingo de cortejo, é Quim Barreiros quem anima a noite, como já vem sendo hábito.
Pelo palco montado na Praça da Canção, passam também Dillaz, Calema e Mundo Segundo com Sam The Kid, numa atuação com vários artistas convidados e b-boys (dançarinos de breakdance).
A festa dos estudantes termina a 11 de maio, com concertos de Carolina Deslandes e da brasileira Daniela Mercury.
Este ano, os estudantes bolseiros vão ter um desconto na compra do bilhete geral e o número de convites distribuídos pela organização é reduzido em “mais de 50%”, afirmou.
PUBLICIDADE