Região

Queijo e romanos são atração no Mercado do Rabaçal (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 24-04-2022

A vila do Rabaçal, no concelho de Penela, acolhe, este domingo, a 11ª edição do Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos.

PUBLICIDADE

Este certame, que conta com 57 expositores, é organizado pela União das Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal com o apoio da Câmara Municipal de Penela e a colaboração da Associação de Caminheiros de Penela, o Agrupamento de Escuteiros de Penela, o Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, o Centro Social e Polivalente do Rabaçal e a Associação de Produtores de Queijo Rabaçal.

O evento decorre numa tenda gigante no Campo de Futebol do Rabaçal. Onde se pode comprar e degustar não só o famoso Queijo do Rabaçal, mas também outros produtos endógenos, como o vinho Terras de Sicó, Azeite, Mel e Nozes.

PUBLICIDADE

Esta iniciativa “teve início em 2010, e nos últimos dois anos não se realizou devido à pandemia. É um regresso com sabor especial” disse, ao Notícias de Coimbra, a presidente da União das Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal, Maria Marmé.

O Mercado é  ainda animado por um conjunto de recriações históricas, ateliers infantis para o fabrico de Queijo, pão e elaboração de mosaicos romanos, contando ainda com animação.

PUBLICIDADE

publicidade

O evento arrancou com a “chegada dos Romanos com o maior queijo fresco do Rabaçal”, com os muitos convidados a degustar esta iguaria. O artesanato local e regional também marca presença.

Veja o direto NDC com Maria Marmé, presidente da União das Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal:

Veja o direto NDC da animação no Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos:

Veja o direto NDC com Alice Pereira a fazer queijo no evento que decorre este domingo na vila do Rabaçal, Penela:

Veja o direto NDC com Maria Celeste Simões, queijeira há mais de 40 anos:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE