Portugal

Queda de andaime fere gravemente um de quatro trabalhadores

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 25-08-2021

A queda de um andaime instalado no Santuário da Peneda, na Gavieira, em Arcos de Valdevez provocou hoje ferimentos em quatro trabalhadores, um dos quais ficou em estado grave e foi transportado ao hospital de Braga.

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa, o comandante dos Bombeiros de Arcos de Valdevez, Filipe Guimarães, explicou que o trabalhador que sofreu ferimentos graves, na sequência da queda de uma altura de entre seis e sete metros, foi transportado ao hospital de Braga com acompanhamento da Viatura de Emergência Médica (VMER) naquela unidade e da ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Melgaço.

Segundo Filipe Guimarães, os três trabalhadores que sofreram ferimentos ligeiros foram conduzidos ao hospital de Santa Luzia em Viana do Castelo.

PUBLICIDADE

O acidente de trabalho, que ocorreu cerca das 15:34 ainda por razões desconhecidas, foi comunicado à Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

Filipe Guimarães adiantou que o andaime, da empresa Montaluga, de Ovar, cedeu tendo os quatro trabalhadores no escadório daquele santuário.

PUBLICIDADE

publicidade

“Os operários estavam a trabalhar numa obra de restauro de um pórtico do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, quando a estrutura cedeu, causando a queda dos quatro homens cuja idade é ainda desconhecida”, adiantou.

Contactada pela Lusa, fonte da Diocese de Viana do Castelo informou que a obra de restauro do pórtico junto ao escadório e de um cruzeiro do santuário é da responsabilidade da Confraria de Nossa Senhora da Peneda que “garantiu terem sido tomadas todas as medidas para proteger os trabalhadores”.

A intervenção de restauro está a ser realizada no âmbito das Festas de Nossa Senhora da Peneda que decorrem entre 31 de agosto e 08 de setembro.

Ao local compareceram 12 operacionais dos Bombeiros de Arcos de Valdevez, com duas ambulâncias, os Bombeiros de Melgaço, com outras duas ambulâncias, a VMER de Braga e as SIV de Arcos de Valdevez e de Melgaço.

Datado do século XVIII, o santuário da Senhora da Peneda, situado na freguesia de Gavieira, no concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, é constituído pela igreja que foi terminada em 1875, por um grande terreiro dos evangelistas e uma escadaria com cerca de 300 metros, sendo que nas suas laterais existem 20 capelas que retratam cenas da vida de Cristo, e ainda os quartéis.

Em abril de 2020 A Diocese de Viana do Castelo elevou o templo da Senhora da Peneda a Santuário por decreto do bispo Anacleto Oliveira, quando se celebram oito séculos de devoção à santa.

A Diocese justificou o reconhecimento como santuário por se tratar de “um dos monumentos marianos mais notáveis” do distrito de Viana do Castelo e, “pela sua antiguidade, dos mais venerados em todo o Alto Minho, estendendo-se o seu prestígio e influência à vizinha região autónoma da Galiza, em Espanha”.

No mesmo ano, a Câmara de Arcos de Valdevez iniciou o processo de classificação nacional do Santuário junto do Ministério da Cultura, nomeadamente Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e Direção Geral do Património Cultural (DGPC).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE