Estão abertas as inscrições para o Dia Aberto à comunidade.
O crescimento de pequenas povoações ao longo do rio Mondego potenciou, no século XVIII, o nascimento do Porto da Figueira da Foz.
As primeiras dragagens para reabrir a barra foram feitas em 1859, com intervenções periódicas para melhorar o acesso.
PUBLICIDADE
A abertura definitiva da barra, com os molhes que hoje a definem, ocorreu em 1966, uma data celebrada como o “Dia do Porto”.
É esta data – 26 de outubro – que a administração do Porto da Figueira da Foz quer assinalar com a realização do Dia Aberto à comunidade.
A iniciativa pretende aproximar o porto da comunidade e dar a conhecer de perto a importância desta infraestrutura para a economia regional e nacional.
A visita decorre no dia 26 de outubro, com início às 11:00, junto ao edifício sede da Administração do Porto da Figueira da Foz, na Avenida de Espanha, local onde também terminará o percurso.
O itinerário será realizado com o apoio de um autocarro gratuito, permitindo aos participantes conhecer diferentes zonas do porto em segurança e com o acompanhamento técnico do Porto da Figueira da Foz.
Durante a visita, os participantes vão ter também a oportunidade de conhecer a obra de melhoria das acessibilidades marítimas, um investimento estruturante que reforça a segurança e competitividade do Porto da Figueira da Foz, permitindo o acesso de navios de maior dimensão e promovendo um desenvolvimento mais sustentável da atividade portuária.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória até às 23:59 do dia 23 de outubro. As inscrições podem ser efetuadas através de formulário online no site do Porto da Figueira da Foz.
Com esta iniciativa, o Porto da Figueira da Foz reforça o seu compromisso de proximidade com a comunidade e convida todos os interessados a descobrir um dos principais motores económicos da região.
PUBLICIDADE