Portugal

“Que Deus vos acompanhe”. Tudo o que precisa de saber para ir até Fátima (com fé e conforto)

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 8 horas atrás em 07-05-2025

Imagem: Santuário de Fátima / Facebook

Todos os anos, milhares de fiéis percorrem a pé os caminhos que levam ao Santuário de Fátima, movidos pela fé, pela gratidão ou pela busca de paz interior.

Esta peregrinação, além do seu profundo significado espiritual, exige uma preparação cuidada e responsável, tanto física como logística, para garantir a segurança e o bem-estar de todos os peregrinos.

O Santuário de Fátima disponibiliza um conjunto de recomendações essenciais para quem se prepara para esta caminhada de fé, com orientações que vão desde os cuidados prévios até ao comportamento esperado no recinto sagrado.

PUBLICIDADE

Tem que haver uma preparação para a peregrinação como “caminhadas, unhas cortadas a direito e eventual ida ao calista, se possível e necessário, bem como a imersão dos pés em água quente e sal, uns dias antes da partida”.

E o que levar para o caminho? “Sapatos já usados, que proporcionem um andar confortável, par suplente de calçado para caminhar e chinelos, meias brancas, de algodão, sem costura (calçadas do avesso), roupa de algodão, larga, clara e com mangas (só a necessária para cada dia), agasalhos para a noite, lanterna, protetor solar e, se possível, óculos de sol, chapéu e guarda-chuva (e/ou impermeável), batom de cieiro e água, frutos secos e açúcar”.

E adverte: “não esqueça os medicamentos que toma habitualmente, cumpra as orientações do médico e não abuse dos medicamentos (analgésicos, sobretudo), identifique com nome, morada e telefone os seus sacos e carteiras, leve dinheiro suficiente, mas não em excesso, não use tecidos sintéticos, não use plásticos para se cobrir, não leve consigo crianças pequenas”.

Durante o percurso, “caminhe em fila indiana e não em grupo, não ande na estrada mas na berma, evite os IP e os IC, se caminhar de noite, use faixa refletora e não ande sozinho, não use nem permita o uso de auscultadores durante o caminho, não use telemóvel enquanto caminha na estrada, não beba bebidas alcoólicas antes de caminhar nem enquanto caminha”. Assim como, “não caminhe nas horas de mais calor, não caminhe aceleradamente, não percorra uma distância superior a 30 km por dia, programe, com antecedência, as paragens para comer e dormir, tenha atenção aos carros mesmo quando reza ou canta, se for preciso reunir o grupo, faça-o sempre fora da estrada, os carros de apoio devem parar do lado em que se caminha e ajude os mais cansados, não os deixando sozinhos”.

Na hora do repouso, faça uma pausa de uma hora na caminhada da manhã e duas no fim do almoço, faça refeições leves e frequentes, não beba por copos de outras pessoas, quando parar coloque os pés mais altos que a cabeça, compreenda o descanso dos outros e favoreça o silêncio, procure dormir pelo menos seis horas, tente manter uma higiene mínima, tome precauções ao utilizar o WC e não deite lixo para o chão e deixe limpos os locais por onde passa”.

Após a chegada ao Santuário de Fátima, “participe nas celebrações do programa oficial do Santuário, cumpra com simplicidade e espírito de fé as suas promessas, guarde silêncio e respeite a oração dos outros peregrinos, procure reconciliar-se com Deus e com os irmãos, se necessário, recorra aos serviços de apoio aos peregrinos a pé, tome as suas refeições somente nos locais apropriados, não deixe os seus objetos nos espaços do Santuário (como mochilas, sacos, cadeirinhas, etc.), como se estivessem “guardados” ou a guardar lugar e respeite o Santuário como lugar sagrado”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE