Estudos científicos revelam que consumir regularmente feijão pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e diversos tipos de cancro.
Segundo uma meta-análise de 2023 publicada na revista Advances in Nutrition, que incluiu mais de 1 milhão de pessoas, quanto mais feijão se consome, menor é o risco de mortalidade. Pessoas que ingeriam mais de 50 gramas de feijão por dia,menos de meia chávena , apresentaram um risco de mortalidade 6% inferior em comparação com quem não consumia este alimento.
A especialista Tara M. Schmidt afirma que todos os tipos de feijão são uma excelente fonte de proteína vegetal e fibra, além de outros nutrientes benéficos. “Independentemente do tipo de feijão que escolher, está a beneficiar o seu organismo”, explica.
PUBLICIDADE
Contudo, existem alguns tipos que se destacam especialmente no que diz respeito à longevidade, avança o site HuffPost.
1. Soja
Para quem segue uma dieta principalmente à base de plantas, a soja é particularmente indicada por ser a variedade com maior teor de proteína.
2. Edamame
Embora provenha da mesma planta da soja, o edamame é colhido mais cedo e apresenta um perfil nutricional diferente. É rico em proteína vegetal, fibra, vitaminas como folato e vitamina K, que promovem a saúde óssea e cardiovascular.
3. Feijão vermelho
Este tipo de feijão é especialmente indicado para reduzir a inflamação, pois é rico em antioxidantes, moléculas que protegem os tecidos do corpo. Estudos demonstram que uma maior concentração de antioxidantes nos tecidos está associada a uma maior longevidade em mamíferos.
4. Grão-de-bico
É rico em fibra, proteína e vitaminas do complexo B, essenciais para a síntese e reparação do DNA, saúde cerebral e cardíaca. É benéfico para o intestino e ajuda a reduzir o risco de doenças digestivas.
Os especialistas recomendam variar os tipos de feijão consumidos regularmente, aproveitando os diferentes benefícios de cada variedade. Para quem não está habituado a comer muito feijão, é aconselhável começar com pequenas doses.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE