Primeira Página

Quatro projetos internacionais inclusivos impulsionam a Shine 2 Europe

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 16-04-2021

A SHINE 2Europe é uma empresa portuguesa, da região Centro, que tem como objetivo promover comunidades inclusivas para todos os cidadãos, através da prestação de serviços de investigação, consultoria e apoio à implementação de soluções tecnológicas, saudáveis e inclusivas, com uma visão clara de promoção do crescimento social e da inclusão através da partilha de boas práticas, promovendo o networking ativo entre os diferentes atores e países e desenvolver projetos em áreas consideradas essenciais para a sociedade, como a igualdade e inclusão, o comportamento ético e a responsabilidade ambiental.

PUBLICIDADE

Esta empresa recente tem já aprovados e em andamento 4 projetos com consórcios internacionais, financiados pelo programa Erasmus+ da União Europeia. O DESIRE é um destes projetos que teve início em dezembro de 2020 e pretende trabalhar a área do design para todos, aplicado à habitação inclusiva. O seu objetivo é proporcionar um programa de formação e novas competências para quem faz obras de construção ou mobiliário, desde arquitetos e engenheiros a pedreiros ou carpinteiros, para que estejam mais sensíveis às necessidades das pessoas que habitam e envelhecem nas suas casas.

Os investigadores do projeto DESIRE fizeram várias sessões de levantamento das necessidades e das barreiras existentes nas habitações de pessoas com mais de 65 anos. As sessões que envolveram mais de 20 participantes, decorreram de forma presencial e online, com entrevistas individuais e workshops de grupo.

PUBLICIDADE

Os maiores problemas apontados estão diretamente relacionados com os maus acessos aos prédios ou casas, a falta de elevadores ou rampas, mau isolamento térmico e acústico e elevados preços da eletricidade que impossibilitam o aquecimento das habitações. Também a falta de varandas ou de iluminação natural foram diversas vezes referidos.

Em relação ao mobiliário, os armários com alturas “onde não se consegue chegar” foram um dos principais problemas apontados. 

PUBLICIDADE

publicidade

Os maiores desejos: espaço, arrumação, conforto e materiais sustentáveis. Interessante, a beleza não foi referida como essencial!

Este é o ponto de partida de um projeto que promete proporcionar aos profissionais do setor da construção civil e de mobiliário doméstico, as ferramentas e competências necessárias para aplicar os métodos do Design para Todos como parte integrante do processo de design. No final deverá ser possível consultar todos os componentes deste currículo inovador numa Plataforma com os conceitos e conteúdos DESIRE.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE