Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Mundo

Quatro crianças encontradas na selva da Colômbia 40 dias após queda de avião

Notícias de Coimbra com Lusa | 10 meses atrás em 10-06-2023

O Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, confirmou que foram resgatadas com vida quatro crianças que estavam desaparecidas na selva amazónica do sul do país, após a queda de um avião, em 01 de maio.

PUBLICIDADE

Petro disse que “as quatro crianças que se perderam há 40 dias na selva colombiana apareceram vivas”, tendo sido encontradas na sexta-feira por soldados que participavam nas buscas.

“Uma alegria para todo o país!”, escreveu o chefe de Estado na rede social Twitter.

PUBLICIDADE

publicidade

Mais tarde, Petro disse aos jornalistas que as crianças, de 13, 9, 4 anos e um bebé de 11 meses, estavam sozinhas quando foram encontradas por equipas de buscas, foram retiradas de helicóptero e estão atualmente a receber cuidados médicos.

O Presidente colombiano disse que os jovens da comunidade indígena Uitoto são um “exemplo de sobrevivência” e previu que sua saga “ficará para a história”.

PUBLICIDADE

Petro falava à imprensa depois de voltar de Cuba, onde assinou um acordo de cessar-fogo com representantes do grupo rebelde Exército de Libertação Nacional.

Os menores viajavam com a mãe e outro acompanhante numa pequena aeronave, um Cessna 206, que desapareceu dos radares em 01 de maio, nas imediações de San José del Guaviare, no sul do país, para onde se dirigia.

A aeronave foi encontrada a 08 de maio na vertical, com a zona frontal contra o chão, entre uma vegetação densa.

Os meios de salvamento recuperaram três corpos: o do piloto, o da mãe das crianças e o de um dirigente da comunidade indígena Uitoto.

A esperança de que as crianças pudessem ser encontradas com vida foi alimentada pela descoberta, na selva, de objetos pessoais, assim como de fruta parcialmente comida e de um biberão.

A desoberta de um “abrigo improvisado feito de paus e ramos” mantiveram os socorristas com esperança de que pudesse haver sobreviventes.

A selva é muito densa e perigosa nesta zona particularmente remota e as buscas são dificultadas pela presença de animais selvagens, árvores até 40 metros de altura e chuva intensa.

Mais de 100 militares com cães pisteiros estiveram envolvidos nas buscas, com a ajuda de membros da comunidade indígena.

A causa do acidente ainda não foi determinada.

De acordo com as autoridades de proteção civil, o piloto tinha comunicado problemas com o motor do avião antes de este desaparecer dos radares.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com