Cidade

Quase 80% dos conimbricenses atribuem muita importância à Cultura

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 05-03-2021

O Conselho Municipal de Cultura de Coimbra (CMCC) reuniu-se por videoconferência na quarta-feira. Na reunião foi apresentada a conclusão de um estudo do CES que revela que 79% da população de Coimbra atribui “uma importância muito elevada à atividade cultural da cidade”, divulga a Câmara em comunicado ao NDC.

PUBLICIDADE

Coordenada pela vereadora da Cultura de Coimbra, Carina Gomes, na reunião também foi apresentada a metodologia para a construção do plano estratégico, no âmbito da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 e voltou a ser discutido o estudo sobre práticas culturais no concelho.

A ordem de trabalhos incluiu  também a continuação da discussão sobre o “Estudo sobre práticas de participação cultural no Município de Coimbra”, realizado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

Realizado pelos investigadores do CES, e apresentado por Paulo Peixoto e Claudino Ferreira, este estudo vem demonstrar que a larga maioria (79%) da população de Coimbra atribui uma importância muito elevada à atividade cultural da cidade e revela que Coimbra regista um índice de prática cultural muito mais alto do que o conjunto do país.

Na ordem de trabalhos esteve ainda a apresentação da metodologia para a construção do plano estratégico no âmbito da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 e a apresentação do “Pacto de Cidade”. Dois assuntos que, segundo a vereadora da Cultura, “ultrapassam muito o âmbito da candidatura”. Carina Gomes demonstra-se confiante e convicta de que Coimbra “pode vencer”, mas que o caminho percorrido até lá chegar é muito relevante e que é fundamental “discutir e obter consensos relativamente às grandes linhas estratégicas”.

PUBLICIDADE

publicidade

O Conselho de Cultura é um órgão consultivo que junta representantes de entidades culturais e personalidades de destaque nesta área.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE