Empresas

Quando o fogo rouba tudo, menos a solidariedade. Belaberry em Serpins precisa de nós

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 24 minutos atrás em 18-08-2025

Imagem: Belaberry / Facebook

A tragédia atingiu recentemente a Serra da Lousã, quando um incêndio consumiu o armazém e parte das plantações da Belaberry, empresa dedicada à produção de mirtilos, na zona de Serpins.

O fogo destruiu não só a estrutura física, mas também todas as máquinas, alfaias, câmaras frigoríficas, frigoríficos, arcas e até os 22 painéis solares recém-instalados.

Emocionados, os responsáveis explicam a dimensão do desastre:”Não sabemos como recomeçar sozinhos. Não é por falta de força — essa há-de vir quando o fumo se dissipar — mas por falta de meios. O nosso armazém ardeu. Ardeu a estrutura, arderam todas as máquinas, as alfaias, a câmara frigorífica, os dois frigoríficos, as arcas. Arderam os 22 painéis solares que tínhamos acabado de instalar. Ardeu todo o material de colheita, toda a papelada, todos os produtos. Perdeu-se tudo.”

PUBLICIDADE

Apesar da perda quase total, ainda há esperança: “Uma parte dos mirtilos também se perdeu, sobretudo junto às cercaduras que também não se aproveitam, mas há uma área grande que ainda podemos conseguir salvar. Há vida para proteger e trabalho para continuar. Mas não conseguimos fazer sozinhos e precisamos da vossa ajuda.”

A Belaberry lançou um apelo à comunidade e aos apoiantes. “Cada apoio, por mais pequeno que seja, será utilizado para a compra do material que precisamos para retomar a rega, a electricidade, para a limpeza do terreno, para a compra de baldes e outro material para ainda tentarmos fazer colheita este ano. No fundo, para nos conseguirmos reerguer.”

O apoio recebido até agora tem sido sentido como um verdadeiro abraço: “O vosso apoio tem sido um abraço gigante que nos mostra que não estamos sozinhos. Não sabemos, nem temos palavras, para agradecer tanto carinho.”

Seguindo o conselho dos seguidores, a Belaberry lançou uma campanha de crowdfunding para reconstruir o que foi destruído pelo fogo. Para ajudar basta clicar aqui.

A tragédia da Belaberry é um alerta do impacto devastador dos incêndios na Serra da Lousã, mas também uma prova da solidariedade que pode surgir quando uma comunidade se une para proteger o futuro do trabalho e da vida no campo.

Para transferências diretas:
Nome: BELABERRY, LDA
Conta: 0740017478930 – EUR – Conta Extracto
IBAN: PT50 0035 0740 00017478930 39
BIC SWIFT: CGDIPTPL

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE