O título mais cobiçado do sector cervejeiro nacional já tem data para ser entregue. No dia 14 de Março, será revelada a grande vencedora da categoria “Melhor Cerveja Artesanal Portuguesa de 2025”, o culminar da XIII edição do Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais (CNCCA.
As inscrições para a competição já estão a decorrer e convidam todos os produtores — dos que criam relíquias na garagem aos que já conquistaram as prateleiras — a submeterem as suas criações até ao dia 28 de Fevereiro.
O concurso, que em 2025 registou uma participação recorde, divide-se em duas grandes vertentes: Artesanal: onde as cervejas comerciais lutam pelo reconhecimento de excelência no mercado nacional;Caseira (Homebrew): uma plataforma de inovação aberta a participantes portugueses e espanhóis, em parceria com a Associação de Cervejeiros Caseiros Espanhóis (ACCE), que este ano destaca a categoria especial “Cervejas Históricas”, celebrando as raízes e tradições ancestrais da bebida. Sendo a única competição em Portugal certificada pelo Beer Judge Certification Program (BJCP), o rigor técnico é garantido.
As provas cegas decorrem a 7 de Março nas instalações da cervejeira Dois Corvos, em Marvila (Lisboa). O anúncio dos vencedores será o ponto alto de um evento aberto ao público no dia 14 de março, que promete transformar Lisboa no epicentro da cultura cervejeira com workshops, provas comentadas e o convívio único que caracteriza esta comunidade.
Informações Úteis:
- Inscrições: até 28 de Fevereiro de 2026
- Regulamentos e Inscrições: www.cncca.pt
- Provas cegas: 7 de Março
- Resultados: 14 Março