Montar e decorar uma árvore de Natal é uma tradição que atravessa gerações, mas quando a pergunta é sobre qual é — e onde está — a maior árvore de Natal do mundo, a resposta não é assim tão simples. Tudo depende dos critérios.
No início deste ano, o recorde mundial da árvore de Natal em canteiro mais alta foi batido no Reino Unido. O título pertence ao National Trust Cragside, em Northumberland, onde uma sequoia gigante — também conhecida como Wellingtonia — impressiona com quase 44,7 metros de altura. A árvore está decorada com mais de 1.300 luzes coloridas, tornando-se uma das grandes atrações da época natalícia.
Segundo a BBC, a sequoia foi plantada na década de 1860, tendo atualmente mais de 150 anos. Curiosamente, não é a árvore mais alta do jardim, mas foi escolhida por razões logísticas, já que a sua localização permite o acesso por plataforma elevatória e a visualização segura por parte do público.
No entanto, na Alemanha, o mercado de Natal de Dortmund reivindica ter a maior árvore de Natal do mundo. Apesar de ser ligeiramente mais alta, esta estrutura não é composta por uma única árvore. Trata-se, na verdade, de uma montagem feita com cerca de 1.200 abetos-da-noruega, fixados numa estrutura metálica com 45 metros de altura.
Se o objetivo for encontrar a maior árvore de Natal de todos os tempos, então é necessário recuar no tempo. De acordo com o Guinness World Records, o recorde absoluto pertence ao Northgate Shopping Center, em Seattle, nos Estados Unidos, que em dezembro de 1950 instalou uma árvore com impressionantes 54,6 metros de altura para assinalar a inauguração do espaço comercial.
A dimensão era tal que os ramos tiveram de ser removidos para o transporte e recolocados no destino final. Além disso, como o tronco apresentava cerca de 20 metros sem galhos, foi necessário adicionar ramos de outras árvores na base para criar o formato tradicional de árvore de Natal. A estrutura equivalia à altura de um edifício de 20 andares, mais do dobro da famosa árvore do Rockefeller Center, em Nova Iorque.
Atualmente, sem recorrer a uma máquina do tempo, a maior árvore de Natal dos Estados Unidos pode ser vista em Los Angeles, em frente ao Citadel Outlets. De acordo com o LAist, trata-se de um abeto branco com cerca de 35 metros de altura, que continua a atrair milhares de visitantes durante a quadra natalícia.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
