Conecte-se connosco

Cidade

Pudim das Clarissas e Praxis Gift representam a Região de Coimbra no European Food Gift Challenge

Publicado

em

São da cidade de Coimbra dois vencedores da primeira edição da fase regional do concurso European Food Gift, na categoria comestível. O Pudim das Clarissas, do Cordel Maneirista, e o Praxis Gift, da Praxis Cervejas de Coimbra, vão representar a região na fase europeia do European Food Gift Challenge e terão oportunidade de participar em sessões de mentoring nas áreas de “Embalagem e design de equipamento”, “Storytelling” e “Desenvolvimento de produto”.

Um concurso organizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC), no âmbito da distinção “Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021-2022”, que tem como mote Coimbra Region: A Million Food Stories.

O Pudim das Clarissas de Coimbra (Cordel Maneirista)e o Praxis Gift (Praxis Cervejas de Coimbra) foram os grandes vencedores do concursoEuropeanFoodGift, que contou com uma forte representação de Coimbra: dos 20 produtos a concurso, seis representaram o concelho de Coimbra. Além dos dois vencedores, representaram Coimbra os Biscoitos Académicos da Nova Gama Gourmet, os Crúzios do Café Santa Cruz, a Rosa da Rainha da ADOC – Associação de Doceiros de Coimbra e o Suspiro da Briosa da Pastelaria Briosa.

 O European Food Gift, é uma competição que pretende premiar e dar visibilidade internacional a produtos gastronómicos de excelência ou relacionados com a gastronomia e que possuam caraterísticas que promovam a valorização e divulgação dos nossos produtos endógenos, a nível internacional, enquanto Food Gift.É também objetivo desta iniciativa apoiar os produtores de pequena e média dimensão, de produtos regionais tradicionais, bem como dar a conhecer as histórias por trás destes produtos e a sua ligação à região, valorizando e dinamizando os territórios.

O concurso regional é organizado pela CIM-RC, no âmbito da distinção da Região de Coimbra enquanto Região Europeia de Gastronomia 2021-2022, e pretendeu selecionar quatro vencedores –dois de produtos comestíveis e dois não comestíveis – para representarem a Região de Coimbra no European Food Gift Challenge 2021, promovido pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Arte, Cultura e Turismo (IGCAT) e que, este ano, terá lugar em Oliveira do Hospital, nos dias 22 e 23 de julho.

Com um júri constituído por sete elementos de reconhecida idoneidade nas áreas da gastronomia, do design, do marketing, do turismo, do artesanato, da cultura/arte e do ambiente/economia, foram também atribuídos prémios para outras sete categorias: branding mais criativo; embalagem mais sustentável; melhor narrativa; melhor degustação; melhor promoção da Região; melhor inovação em design tradicional; e melhor interpretação contemporânea de artesanato tradicional. O Pudim das Clarissas recebeu ainda os prémios de branding mais criativo e de melhor promoção da Região. Os Crúzios foram considerados o produto com melhor narrativa e a Rosa da Rainha foi reconhecida como melhor inovação em design tradicional.

Os Palitos de Flor, de Penacova, vão representar a Região de Coimbra na fase europeia na categoria de produtos não comestíveis e receberam ainda o prémio de melhor inovação em interpretação contemporânea de artesanato tradicional. O prémio de embalagem mais sustentável foi atribuído à Flor de Sal, da Figueira da Foz, e o de melhor degustação à Pera Passa, de Oliveira do Hospital.

Leia mais informação sobre este Concurso e a Região Europeia de Gastronomia 2021 aqui.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com