Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Pudim das Clarissas e Praxis Gift representam a Região de Coimbra no European Food Gift Challenge

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 04-05-2021

São da cidade de Coimbra dois vencedores da primeira edição da fase regional do concurso European Food Gift, na categoria comestível. O Pudim das Clarissas, do Cordel Maneirista, e o Praxis Gift, da Praxis Cervejas de Coimbra, vão representar a região na fase europeia do European Food Gift Challenge e terão oportunidade de participar em sessões de mentoring nas áreas de “Embalagem e design de equipamento”, “Storytelling” e “Desenvolvimento de produto”.

PUBLICIDADE

Um concurso organizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC), no âmbito da distinção “Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021-2022”, que tem como mote Coimbra Region: A Million Food Stories.

O Pudim das Clarissas de Coimbra (Cordel Maneirista)e o Praxis Gift (Praxis Cervejas de Coimbra) foram os grandes vencedores do concursoEuropeanFoodGift, que contou com uma forte representação de Coimbra: dos 20 produtos a concurso, seis representaram o concelho de Coimbra. Além dos dois vencedores, representaram Coimbra os Biscoitos Académicos da Nova Gama Gourmet, os Crúzios do Café Santa Cruz, a Rosa da Rainha da ADOC – Associação de Doceiros de Coimbra e o Suspiro da Briosa da Pastelaria Briosa.

 O European Food Gift, é uma competição que pretende premiar e dar visibilidade internacional a produtos gastronómicos de excelência ou relacionados com a gastronomia e que possuam caraterísticas que promovam a valorização e divulgação dos nossos produtos endógenos, a nível internacional, enquanto Food Gift.É também objetivo desta iniciativa apoiar os produtores de pequena e média dimensão, de produtos regionais tradicionais, bem como dar a conhecer as histórias por trás destes produtos e a sua ligação à região, valorizando e dinamizando os territórios.

O concurso regional é organizado pela CIM-RC, no âmbito da distinção da Região de Coimbra enquanto Região Europeia de Gastronomia 2021-2022, e pretendeu selecionar quatro vencedores –dois de produtos comestíveis e dois não comestíveis – para representarem a Região de Coimbra no European Food Gift Challenge 2021, promovido pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Arte, Cultura e Turismo (IGCAT) e que, este ano, terá lugar em Oliveira do Hospital, nos dias 22 e 23 de julho.

PUBLICIDADE

Com um júri constituído por sete elementos de reconhecida idoneidade nas áreas da gastronomia, do design, do marketing, do turismo, do artesanato, da cultura/arte e do ambiente/economia, foram também atribuídos prémios para outras sete categorias: branding mais criativo; embalagem mais sustentável; melhor narrativa; melhor degustação; melhor promoção da Região; melhor inovação em design tradicional; e melhor interpretação contemporânea de artesanato tradicional. O Pudim das Clarissas recebeu ainda os prémios de branding mais criativo e de melhor promoção da Região. Os Crúzios foram considerados o produto com melhor narrativa e a Rosa da Rainha foi reconhecida como melhor inovação em design tradicional.

Os Palitos de Flor, de Penacova, vão representar a Região de Coimbra na fase europeia na categoria de produtos não comestíveis e receberam ainda o prémio de melhor inovação em interpretação contemporânea de artesanato tradicional. O prémio de embalagem mais sustentável foi atribuído à Flor de Sal, da Figueira da Foz, e o de melhor degustação à Pera Passa, de Oliveira do Hospital.

Leia mais informação sobre este Concurso e a Região Europeia de Gastronomia 2021 aqui.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com