Empresas

 PTCentro DiH mobiliza empresas para a transformação digital

Notícias de Coimbra | 18 minutos atrás em 05-02-2026

O Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV) acolheu o Roadshow do PTCentro DiH – Polo de Inovação Digital do Centro, nas suas instalações do Lufapo Hub, numa sessão de capacitação e demonstração tecnológica dedicada à transformação digital, que reuniu empresas, especialistas e parceiros tecnológicos em torno de soluções concretas para reforçar a competitividade e a sustentabilidade do tecido empresarial.

PUBLICIDADE

publicidade

A sessão foi aberta por Baio Dias, diretor geral do CTCV e, agora, também Presidente do Cluster Habitat Sustentável, que enquadrou a importância estratégica da digitalização no setor do habitat e da construção sustentável. Na sua intervenção, destacou que ferramentas como os sistemas BIM (Building Information Modeling) e os BMS (Building Management Systems) demonstram como a integração digital da informação ao longo do ciclo de vida dos edifícios é hoje determinante para melhorar a eficiência energética, reduzir custos operacionais e garantir maior desempenho e sustentabilidade. Sublinhou ainda que a transformação digital é transversal a todos os setores de atividade e que a rede PTCentro DiH está preparada para apoiar as empresas neste processo.

PUBLICIDADE

Ao longo da sessão, o CTCV, enquanto parceiro tecnológico da rede, apresentou um conjunto de projetos que evidenciam a aplicação prática de tecnologias digitais avançadas na indústria. Hélio Jorge, Investigador e Coordenador Técnico de Projetos de I&D apresentou soluções de inovação em produto cerâmico baseadas em design generativo, inteligência artificial e fabrico aditivo. Através da integração de computação evolucionária, modelação paramétrica e processos como o robocasting e o binder-jetting, o CTCV está a apoiar as empresas na criação de peças decorativas e utilitárias com geometrias complexas e padrões data-driven, abrindo novas possibilidades de diferenciação e valorização do produto cerâmico.

Na vertente da capacitação tecnológica, Francisco Silva, Investigador  e Carlos Costa, Web Developer deram a conhecer uma plataforma gamificada de Realidade Estendida (XR) para capacitação em robótica industrial, desenvolvida no âmbito do programa Horizon Europe. A solução aposta em ambientes imersivos e conteúdos interativos dirigidos a trabalhadores da indústria e a estudantes do ensino profissional e superior, reforçando o papel do CTCV na qualificação de competências críticas para a Transição Digital. Complementarmente, Carlos Costa apresentou ainda um Tutor Virtual baseado em Inteligência Artificial, concebido como chatbot especializado, com conteúdos validados, vídeos e quizzes personalizados, permitindo percursos formativos adaptados ao ritmo do utilizador e integráveis com plataformas como o Moodle. Esta abordagem demonstra a aposta do CTCV em soluções digitais escaláveis que potenciam a aprendizagem personalizada e a transferência eficaz de conhecimento tecnológico para as empresas.

A sustentabilidade e a economia circular estiveram também em destaque com a intervenção de Marisa Almeida, Investigadora e Responsável de Ambiente e Sustentabilidade, que apresentou a plataforma ResourceNet, uma solução digital de gestão e rastreabilidade de resíduos desenvolvida no âmbito da Agenda Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal. A plataforma integra um marketplace para promover simbioses industriais, aproximando oferta e procura de subprodutos e matérias-primas secundárias, contribuindo para cadeias de valor mais eficientes e sustentáveis. Esta iniciativa reflete o compromisso do CTCV em conjugar transição digital e transição verde, colocando a tecnologia ao serviço da circularidade e da otimização de recursos.

O Roadshow do PTCentro DiH reforçou o posicionamento do CTCV como Centro de Tecnologia e Inovação, que atua como interface de transferência de conhecimento e tecnologia entre o meio académico e o tecido empresarial, apoiando a indústria na adoção de tecnologias digitais avançadas, na capacitação de recursos humanos e na implementação de modelos produtivos mais sustentáveis. A parceria com o Cluster Habitat Sustentável reforça ainda a dimensão estratégica da digitalização no setor do habitat, evidenciando que inovação tecnológica, competitividade e sustentabilidade são hoje indissociáveis no desenvolvimento económico da região Centro e do país.