Crimes

PSP mobiliza 800 elementos para a Queima das Fitas

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 04-05-2016

Coimbra prepara-se para viver mais uma festa da Queima das Fitas, uma das maiores festas académicas do país e, sem dúvida, um evento indissociável da identidade da Universidade e da própria cidade.

PUBLICIDADE

a

Face a esta realidade,  a PSP sabe que é necessário acautelar as condições de segurança dos participantes nos diversos eventos e das pessoas que vivem e visitam a cidade.

PUBLICIDADE

Por isso, não contando com os meios habitualmente dedicados ao serviço da população em geral, a PSP irá montar um dispositivo que envolverá cerca de 800 elementos, que prestarão cerca de 3700 horas de serviço diretamente dedicado aos principais eventos que integram a Queima das Fitas, para que os festejos decorram com tranquilidade, com segurança e no respeito pela lei.

Além das questões relacionadas com a ordem pública e com a prevenção da ocorrência dos crimes de furto e de ofensas à integridade física, próprios destas ocasiões, a PSP irá dar uma particular atenção à valência da segurança rodoviária, não só na gestão dos cortes e desvios de trânsito necessários à organização dos diversos eventos, mas também no compromisso institucional de prevenir e dissuadir alguns comportamentos de risco típicos destas épocas festivas.

PUBLICIDADE

publicidade

Com esse propósito, ao longo da semana académica serão efetuadas operações de fiscalização rodoviárias noturnas e diurnas, que irão privilegiar os principais acessos às zonas de diversão, sobretudo dirigidas ao controlo de velocidade, condução sob efeito de álcool e outros comportamentos de risco na condução.

Associando-se ao espírito das festas académicas, sobretudo dirigida a jovens, pelo menos uma dessas operações integrar-se-á na campanha “100% Cool”, que consistirá na atribuição de um prémio a todos os jovens condutores dos 18 aos 30 anos, fiscalizados a conduzir veículos em que viajem pelo menos duas pessoas e que, quando submetidos ao teste de alcoolemia, apresentem uma taxa de álcool no sangue de 0,00 g/l.

Preparamo-nos para acompanhar mais de uma semana de festa e, estando habituados à irreverência e às mais diversas manifestações de alegria dos nossos estudantes, tudo faremos para lhes proporcionar as condições necessárias para que lhes fique como boa memória mais uma das etapas marcantes das suas vidas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE