Política

PSP, GNR, SEF bombeiros e Proteção Civil homenageados pelo Governo

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 14-12-2021

A PSP, GNR, SEF, bombeiros voluntários e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPEC) foram hoje homenageados pela participação e envolvimento na luta contra a pandemia de covid-19.

PUBLICIDADE

Na homenagem estiveram presentes as ministras da Administração Interna, Francisca Van Dunem, e da Saúde, Marta Temido, bem com o ex-ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que idealizou e concebeu esta iniciativa de agradecimento e reconhecimento às forças e serviços de segurança, bombeiros e ANEPC antes de deixar o cargo.

Durante a cerimónia, que decorreu no Ministério da Administração Interna, Francisca Van Dunem sublinhou que “a segurança interna, tal como a área da saúde, disse presente, desde o primeiro dia” da pandemia, em março de 2020.

PUBLICIDADE

publicidade

“Houve um conjunto de instituições que, pela natureza das suas missões, não podiam ficar confinadas e os seus membros tiveram de ir para a rua, de se expor a todos os riscos, nesta luta ainda não terminada, pela saúde e pela segurança de todos nós”, precisou a ministra, que juntou à pasta da Justiça a da Administração Interna depois da demissão de Eduardo Cabrita.

A governante frisou que a Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, ANEPC e os corpos de bombeiros de todo o país “cumpriram o seu dever de missão com brio, total entrega e abnegação”.

PUBLICIDADE

“Às atribuições decorrentes da missão habitual juntaram-se novas exigências, como o controlo e fiscalização do cumprimento das regras sanitárias e de restrições de deslocação e contactos, a reposição do controlo das fronteiras terrestres, a desinfeção de edifícios e viaturas, a organização e disponibilização de alojamentos para instalação de doentes sujeitos a isolamento determinado por autoridade de saúde, o transporte de doentes covid e o apoio aos lares de idosos”, disse.

A ministra sustentou que este “reconhecimento é devido”, sendo feito com “orgulho” e “com genuíno sentido de agradecimento”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE