Conecte-se connosco

Crimes

PSP fiscalizou mais de 30 000 automóveis durante a Operação Boas Festas

Publicado

em

Desde o passado dia 13 de dezembro que a Polícia de Segurança Pública está com todos os meios humanos e materiais a desenvolver a Operação FESTAS SEGURAS 2013.

Até ao dia 25 de dezembro a PSP contabilizou 504 detidos sendo a maior percentagem por condução sob influência de álcool, tendo identificado 235 condutores a conduzir com taxa de alcoolemia superior a 1,2 G/L no sangue.

Um dos principais objetivos da operação era a manutenção da descida sustentada da criminalidade, objetivo que, de acordo com a direcção nacional da PSP, está a ser plenamente atingido com a diminuição acentuada da criminalidade geral (-27%) e da criminalidade violenta e grave (-16%).

Comparando aos indicadores homólogos de 2012, a Polícia de Segurança Pública regista uma descida acentuada nos furtos em residência (-39%), furtos em automóveis (-38%) e carteiristas (-14%). Em relação à criminalidade violenta e grave a descida mais representativa decorre da diminuição de 62% dos roubos em residência.

O outro objetivo da PSP era a descida dos acidentes e das consequências da sinistralidade rodoviária, que  regista um decréscimo no número de vítimas mortais (menos uma que as 5 registadas em 2012) e decréscimo do número de acidentes com feridos (menos 641 acidentes dos 2.083 registados em 2012).

A PSP fiscalizou mais de 30.000 automóveis e das mais de 1.300 autuações sinalizadas nestes 13 dias de Operação, as principais infrações detectadas foram a condução sem cinto de segurança (57), a condução com uso de telemóvel (192) e 30 condutores que não deram a prioridade aos peões na passadeira. Para além dos 235 condutores detidos, foram ainda identificados cerca de 7.000 condutores com taxa de álcool superior a 0,5 G/L. No que ao excesso de velocidade diz respeito, foram autuados mais de 860 condutores em excesso de velocidade, 610 destes com autuações graves.

A Polícia vigiou 42 residências durante este primeiro período da Operação sem qualquer assalto verificado. A força policial informa r que até ao dia 01 de janeiro de 2014 é possível solicitar na Esquadra mais próxima este serviço gratuito.

Por fim, a informação da PSP adianta que foram ainda apreendidas 28 armas, 12 destas eram de fogo e mais de 3.400 doses de droga, sendo as drogas sintéticas e o haxixe os mais representativos deste cúmulo.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com