Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Polícias

PSP envia cinco agentes para ajudar adeptos portugueses no Euro 2020

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 11-06-2021

A PSP vai destacar uma equipa de cinco agentes para o acompanhamento da participação de Portugal no Euro2020 de futebol, com a missão de ajudar os adeptos portugueses e apoiar as autoridades locais, anunciou hoje a força policial.

PUBLICIDADE

Liderada pelo intendente Pedro Colaço, a delegação da Polícia de Segurança Pública vai ter sempre três agentes presentes nas cidades onde a seleção portuguesa irá jogar – Budapeste, por duas vezes, e Munique durante a fase de grupos -, com os outros dois elementos a ficarem integrados na Europol, em Haia, nos Países Baixos.

“O modelo de cooperação assenta em duas realidades: a presença de oficiais de ligação no centro [de cooperação policial] para funções de inteligência e o destacamento de policias com funções operacionais, ‘spotting’, ligação com os adeptos e assessoria aos agentes locais”, disse o responsável da comitiva portuguesa, na conferência de imprensa realizada no Comando Metropolitano de Lisboa, em Moscavide.

Sublinhando que a dimensão da equipa “foi que a que o diretor nacional da PSP [Magina da Silva] entendeu adequada para este evento”, Pedro Colaço admitiu que a perspetiva da presença de adeptos portugueses na capital da Hungria se traduz, por enquanto, em “números reduzidos”, apesar de lembrar que ainda faltam quatro dias para o jogo de estreia na prova.

“Primeiro, cuidaremos da segurança dos nossos adeptos. Estaremos presentes para vermos e sermos vistos, qualquer adepto português facilmente nos verifica no local, porque estaremos vestidos com a nossa farda habitual. A comunidade portuguesa no estrangeiro contará com o nosso apoio e seremos intérpretes culturais e conselheiros da força local. Conhecemos os nossos adeptos e isso é fundamental para prestarmos a devida colaboração”, frisou.

Segundo o intendente da PSP, o auxílio passa pelo fornecimento de informações úteis e pelo apoio às autoridades face a eventuais ocorrências com cidadãos portugueses. Questionado sobre a atuação junto dos adeptos no cumprimento das regras sanitárias devido à pandemia de covid-19, o líder da delegação da PSP apelou aos adeptos para se informarem no site da UEFA, mas vincou que esse controlo passa pelas forças policiais dos países de acolhimento.

PUBLICIDADE

“Quem deverá garantir a segurança é a força policial local. Os três operacionais da PSP têm um papel muito claro: ajudar o adepto português em qualquer dificuldade que tenham. Servimos de assessoria e aconselhamento”, observou, notando que a atenção a regras como o uso de máscara de proteção ou o distanciamento social “é uma responsabilidade da força local”.

A delegação da PSP vai ficar primeiro em Budapeste, onde Portugal joga na terça-feira com a Hungria, seguindo dois dias depois para Munique, onde a seleção portuguesa defronta a Alemanha no dia 19. Passados dois dias, os agentes portugueses regressam à capital húngara, onde os campeões europeus medem forças com a França em 23 de junho.

Face às circunstâncias únicas deste Euro2020, Pedro Colaço deixou também alguns conselhos aos adeptos.

“Devem respeitar as forças de segurança e estar sempre com o seu documento de identificação, não adquirir bilhetes sem ser pelos canais oficiais, chegar atempadamente aos estádios nos dias de jogo, cumprir as indicações policiais de circulação pedonal em redor dos estádios e manter-se permanentemente informados sobre as regras de saúde pública em vigor”, resumiu.

Portugal, que é o detentor do troféu, integra o grupo F do Euro2020, juntamente com Hungria, Alemanha e França, tendo estreia marcada na competição para terça-feira, diante dos húngaros, em Budapeste, antes de defrontar os germânicos, em 19 de junho, em Munique, e os franceses, em 23 de junho, novamente na capital magiar.

O Euro2020, que foi adiado para este ano devido à pandemia de covid-19, realiza-se em 11 cidades de 11 países diferentes, entre hoje e 11 de julho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com