Conecte-se connosco

Crimes

PSP deteve cinco condenados a prisão efetiva no processo “Barba Ruiva”

Publicado

em

A PSP de Aveiro deteve hoje cinco homens, com idades entre os 28 e 54 anos, para cumprirem a pena a que foram condenados no âmbito do processo “Barba Ruiva”, relacionado com tráfico de droga, informou aquela força policial.

Em comunicado, a PSP esclareceu que os indivíduos que, na altura, tinham sido condenados em julgamento, mas recorrido da sentença, encontrando-se, por isso, em liberdade, foram detidos em cumprimento de Mandados de Detenção e Condução, emanados pelo Tribunal de Santa Maria da Feira.

Ainda segundo a Polícia, os detidos foram transportados para o Estabelecimento Prisional do Porto (Custóias), a fim de cumprirem as respetivas penas de prisão efetiva, que variam entre um ano e nove meses a seis anos e nove meses.

Em abril de 2022, o Tribunal da Feira condenou nove dos 22 arguidos no processo “Barba Ruiva” a penas efetivas entre um ano e meio e os seis anos e nove meses de prisão.

Os restantes 13 arguidos foram punidos com penas suspensas entre um ano e dois meses e cinco anos de prisão.

Os arguidos, 18 homens e quatro mulheres, com idades entre os 19 e os 65 anos, estavam acusados de tráfico de droga e tráfico de menor gravidade. Um deles respondia ainda por um crime de detenção de arma proibida.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), os arguidos dedicavam-se ao tráfico de droga, nomeadamente haxixe, cocaína e heroína, nas áreas geográficas compreendidas entre Espinho, Gaia e Feira

O MP refere ainda que os arguidos colaboravam entre si, adquirindo a droga em conjunto na cidade do Porto e quando um deles não tinha produto encaminhava o consumidor para o outro.

O processo resultou da operação “Barba Ruiva” que levou à detenção de 13 pessoas em julho de 2020, nos concelhos de Espinho, Ovar e Vila Nova de Gaia.

No total, foram feitos 44 mandados de busca e aprendidas mais de três mil doses de droga, várias armas, veículos e mais de 13 mil euros.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com