Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

PSP de Coimbra procura “bancários” que andam a burlar “velhotes” com o “conto” do Multibanco

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 20-03-2019

Têm sido várias as denúncias que, em Coimbra, a Polícia de Segurança Pública tem recebido sobre a mesma burla.

PUBLICIDADE

O modus operandi é sempre o mesmo e o objetivo também: burlar população vulnerável, avança a PSP em comunicado enviado a NDC.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a PSP, “um homem (ou mais) cuja descrição ainda não temos, aborda as vítimas junto das suas casas e apresenta-se como sendo funcionário de uma instituição bancária – sempre a mesma”.

A polícia acrescenta que os vigaristas conseguem ludibriar as vítimas “contando-lhes que o cartão de débito que lhes pertence está danificado ou caducado e que os lesados lho deverão entregar, juntamente com o código PIN”.

PUBLICIDADE

As vítimas acedem, sem desconfiar, e só mais tarde percebem que foram enganadas quando consultam o extrato bancário e detetam movimentos não autorizados.

A PSP tem relatos de vítimas que permitiram que os bandidos entrassem em em suas casas, exponenciando, assim, ainda mais o risco associado.

Apesar dos vários alertas e das recorrentes Notas de Imprensa que temos emitido, estas ocorrências são quase diárias e pode haver casos que não tenham sido denunciados, acrescenta a PSP

O perfil das vítimas é, também, idêntico: idosos que habitam em zonas nobres da cidade, letrados e cujas características fazem crer ter algum poder económico.

Ainda assim, a PSP admite que qualquer cidadão poderá ser um potencial alvo.


Por este motivo cabe-nos alertar, mais uma vez, para o seguinte:

Nunca ceda documentos bancários ou pessoais, nem códigos associados;  Não é prática das instituições bancárias recorrerem a estes meios (Não têm funcionários na rua).

Se for abordado por alguém tente refugiar-se, chamar as autoridades e contactar o seu banco. Tente chamar alguém para junto de si; 

Não confie cegamente em quem não conhece. O discurso e apresentação não são garantia de seriedade; 

Quando o interlocutor lhe é desconhecido, memorize os seus traços físicos e indumentária; Conte sempre com a sua Polícia”.

A PSP continua a desenvolver investigações no sentido de identificar o(s) autor(es) deste crime e conta consigo para identificar os “bancários”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com