Cidade

PSP de Coimbra e Faculdade de Psicologia previnem suicídio dos polícias na “saída do ativo”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 29-06-2020

O Comando Distrital da PSP de Coimbra, em parceria com a Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra, lançou hoje o Projeto Phasing-out, que prepara os policias para a fase da “saída do ativo” e inicio da reforma.

PUBLICIDADE

O objectivo é realizar de forma acompanhada, por profissionais de psicologia, a “a saída da vida ativa das pessoas que trabalham no Comando e que passam à situação de pré-aposentação e que, por força das circunstâncias, se veem perante uma nova realidade” divulga a Polícia de Segurança Pública de Coimbra.

PUBLICIDADE

A PSP recorda que “ao longo de algumas décadas temos assistido ao progressivo aumento da esperança média de vida na população, assim como da sua capacidade funcional ao longo do processo de envelhecimento”.

Com este projeto, o Comando Distrital  de Coimbra reconhece que “se torna fundamental para os trabalhadores à medida que envelhecem ir estimulando a sua mobilidade, independência e saúde” destacando que se trata de “uma das mais veementes recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas (ONU)e recentemente “a mesma preocupação foi plasmada no Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, da DGS e Ministério da  Saúde”. 

PUBLICIDADE

publicidade

O conhecimento das “medidas que de preparação para a transição entre a vida ativa e a reforma” é encarado como fundamental pela PSP pois “mais do que uma alteração da rotina” dos polícias em aposentados ou pré-aposentados, “poderá constituir uma crise psicossocial e é uma preocupação da Direção Nacional da PSP e do Comando de Coimbra”.

O projeto o Projeto Phasing-out prevê criar uma “planificação para este período da vida e é fundamental para todos os cidadãos como continuidade da planificação para a vida, devendo ser estimulada” .

Expectativas em relação à saída do ativo, enquadramento jurídico, institucional, financeiro e psicossocial, ciclo de vida, identidade profissional e novos projetos são áreas de intervenção do projeto.

São também abordadas temáticas como a saúde e autocuidado, (re)construção de relações familiares e sociais, bem como a gestão de tempo e qualidade de vida.

O projeto tem a participação das professoras da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Margarida Pedroso Lima e Janes Santos Herdy, bem como das psicólogas colocadas no Comando de Coimbra da PSP.

Para a primeira sessão foram convocados os Polícias que estão no ativo e que nasceram em 1960, 1961 e 1962, sendo que a sua participação é voluntária, confidencial e anónima.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE