Coimbra

PSP de Coimbra “condiciona” festa portista e reportagem do Notícias de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 06-05-2018

O título de campeão do Futebol Clube do Porto foi festejado por adeptos em Coimbra,  sobretudo na Praça da República, mais concretamente junto ao Jardim da Sereia. 

PUBLICIDADE

A festa portista decorreu dentro do que é considerado aceitável para este tipo de festejos, com os habituais cânticos e buzinadelas, o que, acabou por condicionar a circulação neste parte da Praça da República.

PUBLICIDADE

Durante longos minutos não se viu no local nenhuma força policial, até que chegou uma viatura com dois agentes da PSP. Um deles quis resolver tudo sozinho, tentado “controlar” pessoas e viaturas, o que causou a indignação de quem se manifestava de forma pacifica.

PUBLICIDADE

publicidade

Mal chegou, esse mesmo agente aproveitou para manifestar o seu “apreço pelo nosso trabalho”, dizendo,  no tom que se pode ouvir ao minuto 8:27 do vídeo do directo: “Tanto que eu gosto de o ver. A sério. A sério”.

A situação ficou “normalizada” com a chegada de reforços, que trataram de desviar o trânsito, registando-se que os agentes que entretanto chegaram mostraram estar preparados para este tipo de ocorrências, sendo perceptível que alguns estão visivelmente incomodados com o “espectáculo” dado pelo colega.

Entretanto, como pode ver ao minuto 22:15,  um dos elementos policiais que chegou nessa segunda vaga quis impedir Notícias de Coimbra de efectuar reportagem, usando a força para nos retirar o “smartphone” identificado com as palavras “Directo Notícias de Coimbra “. Informou que não queria ser filmado. Por acaso, no momento, a câmara nem estava apontada para o senhor agente da autoridade, mas se estivesse, o nosso repórter não estaria a cometer nenhuma ilegalidade. Estava a fazer o seu trabalho.

Veja o vídeo do Directo NDC:

Refira-se em abono da verdade que os restantes elementos policiais tiveram uma postura adequada âs circunstâncias  e que os dois elementos que tentaram condicionar a nossa reportagem não interferiram no trabalho desenvolvido pelas duas estações de televisão presentes na Praça da República.

Tendo sido colocada em causa a liberdade de imprensa e o direito a informar, consagrados nas leis que regulam o sector da comunicação social e na Constituição da República Portuguesa, Notícias de Coimbra vai pedir explicações ao Comando Distrital da PSP.

As comemorações portistas decorreram numa altura em que Coimbra festeja a Queima das Fitas.

Agitando bandeiras e cachecóis azuis e brancos, começaram a comemorar logo que terminou o jogo entre o Sporting e o Benfica, circulando, de automóvel, pelo emblemático largo das Alta da cidade, gritando palavras de ordem como ‘somos campeões’ e ‘somos os maiores’, sempre acompanhadas pelas buzinas das viaturas em que seguiam.

“Espere meia hora e vai ver como isto fica cheio [de adeptos]”, sugeria Paulo Cruz, mas de facto isso não chegou a acontecer.

Agitando um cachecol do FC Porto, explicou, entre gritos e vivas, a “pouca quantidade” de portistas que se concentravam ali para festejar o 28º título de campeão do seu clube e que se confundiam com os muitos estudantes que se preparavam para mais uma noite da Queima das Fitas (cujo cortejo desfila na tarde de domingo).

“É a matemática”, exclamava Catarina Abreu, estudante da administração pública, justificando a vitória portista antes de jogar com o Feirense.

“Mas fomos os melhores durante toda a época”, sustentava Catarina Abreu, cuja alegria não era, no entanto, total, pois o seu “outro clube do coração (mais ainda que FC Porto)”, que é a Académica de Coimbra, perdeu, na tarde de sábado, em casa, diante do Cova da Piedade, quase matando totalmente o sonho de regressar esta ano à I Liga de futebol.

Beatriz, de 16 anos de idade, é do Sporting, mas também esteve esta noite, na Praça da República, a acompanhar os festejos dos portistas, por causa da amiga Rebeca (“estou aqui por ela”) que, com alegria quase incontida, saltava, gritava e agitava um cachecol do FC Porto.

“Ser campeão mesmo antes de jogar [com o Feirense] também é muito bom”, assegurava Miguel Leal, sublinhando que não seria por isso que deixaria de festejar mais um campeonato para o seu clube com menos alegria e entusiasmo.

FC Porto sagrou-se, no sábado, campeão português de futebol pela 28.ª vez, ao beneficiar do empate a zero entre o Sporting e Benfica, em jogo da 33.ª e penúltima jornada da I Liga.

Os ‘dragões’, que apenas jogam no domingo, em casa frente ao Feirense, têm quatro pontos de avanço sobre os dois rivais de Lisboa, que apenas podem somar mais três.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE