Crimes

PSP conta como correu Operação No Namoro não há Guerra

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 24-02-2015

De 11 a 13 de fevereiro de 2015 a Polícia de Segurança Pública (PSP) envolveu 376 Polícias, que levaram a cabo 317 ações de sensibilização em 177 estabelecimentos de ensino, atingindo uma massa de 10.418 alunos e 798 contactos individuais promovendo a Operação Nacional “No Namoro Não Há Guerra”, numa Operação Nacional levada a cabo junto das escolas de ensino básico do 3.º ciclo e secundário.

PUBLICIDADE

A  PSP recorda que a violência doméstica é o crime contra pessoas que mais homicídios gera em território nacional e é consensual entre a comunidade científica que a exposição de crianças e jovens à violência doméstica em ambiente familiar é um fator potenciador da perpetuação da mesma, seja no namoro ou nas relações futuras de conjugalidade dos jovens.

Entre a comunidade juvenil, de 2013 para 2014, verificou-se um aumento das situações de violência no namoro, perceção corroborada pelo aumento de aproximadamente 50% das participações registadas na área de responsabilidade da PSP, ainda que seja entendível que tal se deva à revelação e divulgação públicas do fenómeno.

PUBLICIDADE

A violência social é uma das consequências da violência no namoro (para além da física e da psicológica) e entre os jovens existe o fenómeno do não reconhecimento da conduta violenta.

A PSP comunica assim “publicamente o pleno alcance dos objetivos desta Operação, com grande empenho humano e material da instituição”.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE