Coimbra

Psiquiatra do CHUC recebe prémio de 300 mil euros

Notícias de Coimbra | 11 meses atrás em 30-05-2023

Nuno Madeira, psiquiatra do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e investigador no Coimbra Institute For Biomedical Imaging and Translational Research (CIBIT) da Universidade de Coimbra, foi o vencedor do prémio FLAD Science Award Mental Health 2023, num total de 300 mil euros, com o projeto – BS2C | Non-invasive Brain Stimulation for Social Cognitive impairment in Schizophrenia.

PUBLICIDADE

O projeto vencedor será desenvolvido em parceria com o Biological Affect Modulation Lab da University of Pittsburgh, School of Medicine e procura testar, num ensaio clínico, um protocolo inovador de tratamento dos sintomas cognitivo-sociais da esquizofrenia, com recurso a estimulação magnética transcraniana. O objetivo é desenvolver uma arma terapêutica eficaz na disfunção cognitiva social, sem necessidade de internamento ou outros procedimentos complexos, e que poderá, num futuro breve, ser disponibilizada a pessoas com esquizofrenia, em Portugal e noutros países.

Para Nuno Madeira, “este prémio valoriza um trabalho de investigação clínica, ao longo de uma década, por uma equipa multidisciplinar que envolveu desde médicos a engenheiros biomédicos e outros profissionais de saúde, do Centro de Responsabilidade Integrada de Psiquiatria do CHUC. Graças ao apoio da FLAD, poderemos fazer um ensaio que testará a eficácia deste tratamento de estimulação cerebral na melhoria das dificuldades cognitivas sociais que muitas pessoas com esquizofrenia enfrentam.” 

PUBLICIDADE

O FLAD Science Award Mental Health é um apoio inédito a jovens investigadores em Portugal para desenvolverem novas linhas de investigação clínica em Saúde Mental, desde a prevenção até ao tratamento e à reabilitação. 

O prémio é uma iniciativa anual, que financia jovens investigadores com projetos de mérito em colaboração com centros de investigação nos Estados Unidos, num total de 300 mil euros ao longo de 3 anos. A iniciativa tem o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE