Coimbra

PSD quer dar nova esperança a Penacova

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 21-04-2015

Decorreu no último sábado,  no auditório das piscinas municipais, o colóquio “Penacova 2020”, organizado pela Comissão Política Concelhia do PSD.  

PUBLICIDADE

penacova 2

A abertura do colóquio contou com a presença do ministro-adjunto e do desenvolvimento regional, Miguel Poiares Maduro. O governante traçou as linhas gerais do novo ciclo de fundos comunitários e sublinhou o facto de municípios de baixa densidade, como o de Penacova, poderem beneficiar de uma diferenciação positiva na candidatura a projetos.

PUBLICIDADE

publicidade

Na mesma linha de pensamento, Pedro Saraiva, deputado do PSD e expresidente da CCDRC, defendeu que municípios, como o de Penacova, devem procurar as suas marcas distintivas e a partir daí construirem modelos de desenvolvimento. “Penacova tem recursos únicos e irrepetíveis!”, afirmou Pedro Saraiva.

Luís Matias, presidente da câmara de Penela, fez uma abordagem centrada na estratégia levada a cabo pelo seu município para ultrapassar os desafios da desertificação e interioridade. Para o autarca, a solução passa por trabalhar em rede, com instituições de ensino, investigação e empresas ligadas às novas tecnologias.

PUBLICIDADE

No painel que deu voz aos penacovenses e à sociedade civil foi unânime que o turismo deve ser um pilar de desenvolvimento. As boas acessibilidades e a localização geográfica de Penacova podem ser um trunfo na captação de novos investidores e a fileira florestal é uma área onde também se deve apostar.

António Simões, atual comandante dos Bombeiros Voluntários de Penacova e ex-autarca, defendeu que qualquer estratégia que seja seguida falhará se não existir capital humano. Álvaro Coimbra, jornalista e autor do blogue “Livraria do Mondego” elegeu o turismo e o património, como áreas prioritárias de investimento, mas também o emprego, o reforço da rede social e coesão do território. Urbano Marques, presidente do conselho de administração da empresas Águas Caldas de Penacova, mostrou que é possível ter sucesso empresarial num município do interior. António Martins, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra afirmou que qualquer modelo de desenvolvimento que venha a ser adotado não terá resultados imediatos e os autarcas poderão não estar disponíveis para isso por questões eleitorais.

Mauro Carpinteiro, vereador social-democrata, sublinhou a importância do encontro e o facto de ter sido possível reunir um conjunto de personalidades, fora da esfera dos partidos, para debater o novo ciclo de fundos comunitários.

Carlos Sousa, presidente da concelhia do PSD, deixou uma palavra de otimismo à plateia, que encheu por completo o auditório, e em especial aos mais jovens. “Eu não me resigno e julgo que é possível encontrar um modelo de desenvolvimento que dê outra esperança aos penacovenses!”

Na sessão de encerramento, Maurício Marques, líder da distrital de Coimbra do PSD, deixou fortes criticas à atual gestão socialista da câmara de Penacova. O também deputado do PSD lamentou a inércia e incapacidade para resolver problemas que ainda afetam o concelho, como o saneamento básico e o facto de estarem encerradas várias unidades ligadas à restauração e ao turismo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE