Saúde

PSD quer Câmara de Cantanhede no processo de integração de hospitais no CHUC

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 14-02-2023

O grupo parlamentar do PSD questionou o Governo sobre a “marginalização” da Câmara de Cantanhede na integração do hospital da cidade e do Centro de Medicina Física e Reabilitação, na Tocha, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

PUBLICIDADE

Numa pergunta, que já deu entrada na Assembleia da República, os deputados sociais-democratas perguntam ao ministro da Saúde se tem conhecimento de que a Câmara Municipal de Cantanhede ainda não foi ouvida no processo de integração do Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), em Cantanhede, e do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais (CMRRC), na vila da Tocha (concelho de Cantanhede), no CHUC.

“Conhece o senhor ministro da Saúde as razões de tal desconsideração para com uma entidade que tem cooperado intensamente com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro na superação de falhas e insuficiências dos serviços de saúde no concelho de Cantanhede?”, interrogaram os parlamentares.

PUBLICIDADE

Através do mesmo documento, os deputados questionaram se o Governo pensa em fazer alguma diligência para que o Município de Cantanhede venha a ser formalmente envolvido no processo de integração.

O grupo parlamentar do PSD quis ainda saber se o responsável pela pasta da Saúde, Manuel Pizarro, tem conhecimento de algum estudo prévio ou definitivo que aponte vantagens e benefícios da integração daqueles hospital e centro de reabilitação no CHUC, assim como, se ele está em condições de garantir que, com esta integração, os direitos dos cidadãos do município de Cantanhede e de concelhos limítrofes servidos pelo HAJC ficam “devidamente acautelados” no que respeita à prestação de cuidados de saúde em tempo útil.

PUBLICIDADE

publicidade

“Quanto ao Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro -Rovisco Pais, está em condições de garantir que com a integração este se manterá como unidade de saúde especializada e altamente diferenciada a nível nacional e que não ficam em causa os investimentos destinados a reforçar as condições para o exercício da sua missão?”, detalharam.

Os parlamentares do PSD consideraram “preocupante” a forma como está a ser conduzido o processo, até pelo facto de o Município de Cantanhede estar a “ficar à margem” deste processo.

Este facto afigura-se “ainda mais estranho face à circunstância de estar em curso o processo de transferência de competências [para as autarquias] na área da saúde” sublinharam.

Os sociais-democratas defenderam que importa que país conheça os “eventuais ganhos em saúde e de outra natureza”, que poderão advir da integração do hospital Cantanhede e do centro de reabilitação da Tocha no CHUC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE