Coimbra

PSD exige que a Câmara demita e meta em tribunal o presidente da Águas de Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 18-04-2021

Notícias de Coimbra revelou  na quinta-feira que a Águas de Coimbra AC) celebrou dois contratos com Rute Isabel de Carvalho Almeida, que é “nora” de Victor Manuel Carvalho dos Santos, Presidente do Conselho de Administração desta empresa municipal.

PUBLICIDADE

Hoje, em comunicado enviado a NDC, os vereadores do Partido Social Democrata (PSD) na Câmara Municipal de Coimbra dizem que que ” grande festa da família Socialista continua” e reagem às “alegadas relações familiares do Presidente da Empresa Municipal Águas de Coimbra e uma prestadora de serviços de Solicitadoria, as quais já renderam perto de 100.000,00 euros”.

“Um primeiro ajuste direto em 2016, com um valor de 19.200,00 euros/ ano e que terá sido assinado por dois vogais do Conselho de Administração (um não executivo), sendo um deles o atual Presidente da empresa Municipal e ex. diretor financeiro das duas últimas campanhas autárquicas ganhas pelo Partido Socialista, Victor Manuel Carvalho dos Santos”, recordam os repreentantes do PSD.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Paulo Leitão e Madalena Abreu, a “segunda adjudicação para “aquisição de serviços de solicitadoria”, foi efetuada em dezembro de 2019, tendo um valor de 57.600,00 euros/ 3 anos e tendo sido assinado pelos dois elementos do Conselho de Administração, o Presidente Victor Carvalho dos Santos (repetente) e o Vogal Miguel Correia”.

“Sendo público que a segunda contraente mantém uma “União de Facto”, há vários anos, com o filho do Presidente da empresa municipal, e não obstante a legalidade ou ilegalidade dos atos praticados”, o PSD espera que sejam retiradas antes de mais, todas as ilações e devidas
consequências políticas que advêm de mais um caso em que, alegadamente existe um claro favorecimento de pessoa singular, não pela competência profissional, mas pela relação sentimental e familiar que a prestadora de serviços mantém com o filho do Presidente da
Águas de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Considerando a excelência e o profissionalismo de todos os trabalhadores daquela empresa municipal, bem como no respeito por todos os clientes, contribuintes e munícipes de Coimbra”, os vereadores do PSD e respeitando integralmente a autonomia financeira, comercial administrativa da empresa, irão exigir cabais esclarecimentos ao único acionista desta empresa municipal, a Câmara Municipal de Coimbra, sobre mais esta contratação “familiar”, violadora dos mais elementares princípios da transparência e igualdade de oportunidades que devem reger a contratação pública.

Tal como aconteceu no caso do Vereador Jorge Alves, parece-nos evidente a necessidade de o único acionista, neste caso a CMC, retirar, no imediato, a confiança política ao gestor socialista Victor Carvalho dos Santos, levando ao mesmo tempo o caso, às instâncias judiciais. devidas, concluem os sociais-democratas.

Notícias de Coimbra pediu à Câmara Municipal de Coimbra para reagir à nossa notícia de 14 de abril.

A autarquia local optou por não comentar a contratação protagonizada por aquele que foi o mandatário financeiro das últimas campanhas eleitorais de Manuel Machado.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE