Autárquicas

PSD candidata em Penela Rui Seoane para continuar trabalho desenvolvido

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 09-08-2021

O candidato do PSD ao município de Penela, no distrito de Coimbra, pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido no atual mandato, em que esteve como vice-presidente, apostando na educação, habitação, empreendedorismo e valorização do património histórico e natural.

PUBLICIDADE

“Estes são os quatro eixos estratégicos em que assento os objetivos da minha candidatura”, disse à agência Lusa Rui Seoane Pereira, médico-dentista e docente na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Coimbra, que nos últimos quatro anos exerceu, a meio-tempo, a vice-presidência daquela autarquia.

O candidato considera que a sua candidatura “é um seguimento natural para dar continuidade a um projeto iniciado nos últimos anos”, em que os eixos estratégicos apresentados “convergem num denominador comum, consubstanciado num efetivo desenvolvimento que todos desejamos mais sustentado e mais harmonioso”.

PUBLICIDADE

O social-democrata, que entre 2013 e 2017 presidiu à União de Freguesias São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal daquele concelho, considera que tem vindo a ser “desenvolvido ao nível da diversificação das atividades logo a partir do pré-escolar, reforçando a oferta educativa de modo a cativar mais alunos e consequentemente gerar maior fixação e atração de novas famílias”.

Num concelho em acelerado processo de desertificação, como indicam os resultados preliminares dos Censos 2021, Rui Seoane pretende “reforçar a aposta na atração de novas empresas e na criação crescente de emprego qualificado, retomando a indispensável criação de uma nova área empresarial capaz de acolher projetos diferenciadores e tecnologicamente inovadores”.

PUBLICIDADE

publicidade

A habitação, com a aprovação da Estratégia Local 2030, é outra das prioridades do candidato, que salienta a necessidade de requalificar os centros urbanos e adotar medidas mais interventivas, que vão além da isenção de taxas.

Entre as propostas do cabeça de lista do PSD a Penela, está a requalificação e a melhoria dos acessos ao centro histórico da vila de Penela, “com a criação de uma bolsa de estacionamento” para a qual já existe candidatura e financiamento aprovado.

Na área empresarial, Rui Seoane destaca a conclusão da zona industrial da Louriceira, a ampliação do HIESE (Habitat de Inovação Empresarial nos Setores Estratégicos), já em curso, e a intenção de criar uma nova zona industrial na zona norte do concelho, próximo de Alfafar.

O município de Penela, com 5.443 habitantes, segundo os resultados preliminares dos Censos 2021, é governado pelo PSD desde as primeiras eleições autárquicas de 1976.

O atual executivo camarário é formado por quatro eleitos do PSD e um do PS.

Além de Rui Seoane, concorrem à presidência da Câmara Eduardo Santos (PS) e Graça Pedrosa (CDU).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE